Recém-lançado, o Ioniq 5, carro elétrico da sul-coreana Hyundai, já surpreende. O veículo foi “flagrado” por um YouTuber alemão atingindo a carga de 80% da bateria em apenas 16 minutos conectado a uma estação, em Lutterberg, área central do país.

O supercarregador usado pertence a uma estação da rede Ionity. No visor, é possível ver que o carro estava conectado há 16 minutos, atingindo um consumo de 42kWh de energia na bateria.

publicidade

Segundo cálculos do site Electrek, o valor representa uma carga de 157kW de potência durante o tempo de conexão, suficiente para 16 quilômetros a cada minuto. Frank, do canal Generation-E, conversou com os engenheiros que dirigiam o veículo e foi informado que o carro chega a picos de 220kW.

Quando anunciou o carro, a montadora prometeu autonomia de mais de 400 quilômetros com apenas uma carga e 100 quilômetros depois de apenas 5 minutos na tomada em carregamento rápido. O veículo tem um carregador de 350kW e, no lançamento, a Hyundai afirmava chegar a 80% da carga em 18 minutos, dois minutos a mais do que o mostrado no vídeo.

publicidade

Mesmo sem de fato atingir os 350kW na estação em Lutterberg, o modelo mantém carga alta enquanto abastece as baterias. Apesar de exibir uma leve queda ao atingir os 80%, Frank afirmou no vídeo que a potência voltou a subir e chegou a 45kW ao atingir 96% da carga total.

O Ioniq 5 foi lançado na última semana de fevereiro.
O Ioniq 5 foi lançado na última semana de fevereiro. Imagem: Hyundai/Divulgação

Anunciado há pouco mais de uma semana, o Ioniq 5 da Hyundai já atraiu milhares de interessados. O modelo bateu o recorde de pedidos da marca no continente europeu. A empresa recebeu 236 mil demonstrações de interesses em apenas uma semana.

publicidade

O Ioniq 5 também pode carregar outros dispositivos, como bicicletas elétricas, scooters e até equipamentos de camping. O top de linha do veículo pode chegar a custar 59 mil euros (cerca de R$ 400 mil, na cotação desta quarta-feira, 3).

Via: Electrek