Um bug no Microsoft Exchange Server deu uma baita dor de cabeça para administradores de sistemas bem no ano novo. O servidor teve uma falha de processamento de datas porque o novo valor escolhido, “2.201.010.001”, excedeu a capacidade de processamento do Exchange sob o tipo de dados Int32 atual.

Por causa do bug, a ferramenta de escaneamento de malware travou, então vários e-mails e mensagens ficaram paradas em filas de transporte nos servidores 2016 e 2019 do Exchange, dando erro de log de eventos de aplicativo 5300 e 1106 (FIPFS). O bug recebeu o nome de Y2K22.

“Estamos conscientes e trabalhando no problema fazendo mensagens ficarem paradas em filas de transporte no Exchange Server 2016 e Exchange Server 2019”, a Microsoft disse em uma declaração. “Estamos trabalhando para resolver o problema e esperamos divulgar detalhes de como resolver o problema ainda hoje.”

Felizmente, a Microsoft conseguiu achar uma solução, e divulgou script de reset automático da ferramenta de escaneamento e um input manual.

publicidade

Leia mais:

O script automático pode ser acessado aqui. O processo manual para conserta o bug do Microsoft Exchange Server segue abaixo:

Remover mecanismo e metadados existentes

1 – Pare o serviço Microsoft Filtering Management. Quando aparecer o prompt “também interromper o serviço Microsoft Exchange Transport, clique em Sim.

2 – Use o Gerenciador de Tarefas para garantir que updateservice.exe não esteja sendo executado.

3 – Exclua a seguinte pasta: %ProgramFiles%\Microsoft\Exchange Server\V15\ FIP-FS\ Data\ Engines\amd64\Microsoft.

4 – Remova todos os arquivos da seguinte pasta: %ProgramFiles%\Microsoft\Exchange Server\V15\FIP-FS\Data\Engines\metadata.

Atualize para o mecanismo mais recente

1 – Inicie o serviço Microsoft Filtering Management e o serviço Microsoft Exchange Transport.

2 – Abra o Exchange Management Shell, navegue até a pasta Scripts (%ProgramFiles%\Microsoft\Exchange Server\V15\ scripts) e execute Update-MalwareFilteringServer.ps1.

Verifique as informações de atualização do mecanismo

1- No Exchange Management Shell, execute Add-PSSnapin Microsoft.Forefront.Filtering.Management.Powershell.

2 – Execute Get-EngineUpdateInformation e verifique se as informações de UpdateVersion são 2112330001.


Veja mais detalhes sobre como consertar o bug do Exchange Server no blog da Microsoft.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!