Quem faz o cadastro no portal gov.br não fica desamparado em várias situações, desde que esteja com o smartphone por perto. São vários serviços digitais do governo na mesma interface, facilitando a vida e ainda otimizando o tempo. O acesso é feito pelo CPF e posterior reconhecimento facial, trazendo segurança e conforto. Com o aplicativo, é possível consultar a CNH, comprovante de vacinação, carteira de trabalho, ConecteSUS, fazer prova de vida e até inscrição para o Enem. 

Aprenda como instalar o gov.br 

Criar a conta Gov.br é simples e rápido, com segurança operacional. Com uma única senha, você tem acesso a todos os serviços, inclusive auxílio desemprego por meio do Meu INSS. 

Como cada serviço necessita de maior segurança nos dados, o governo criou contas que se diferenciam no nível de proteção por meio de um Selo de Confiabilidade, sendo bronze, prata e ouro. O próprio sistema vai conduzindo o usuário para as respectivas liberações.  

  1. Acesse a loja de aplicativos existente no seu sistema operacional, podendo ser Play Store (Android) ou App Store (iOS); 

2. Pesquise por gov.br e baixe o aplicativo; 

publicidade

3. Clique em instalar; 

4. Com o seu CPF, clique em avançar.

5. Digite a sua senha e clique no botão “Entrar”. Caso seja solicitado, selecione as imagens indicadas no desafio:

Com os serviços disponíveis, é possível se identificar e também comprovar que você está solicitando determinado serviço. Inclusive, o portal é integrado com cinco estados, sendo Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás, número ainda baixo em relação ao Brasil. Nesses links, você pode solicitar a renovação do IPVA, entre outros tributos estaduais.

Leia mais:

Veja alguns serviços que existem no portal gov.br

  • Documentos digitais, como CPF, CNH digital;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Inscrição para Enem, Sisu, Fies, ProUni;
  • Acesso ao portal e-Social;
  • Emissão e consulta da Carteira de Trabalho Digital;
  • Prova de vida;
  • Certidão de Habilitação Técnica (CHT, emitida pela ANAC);
  • ConecteSUS;
  • Assinatura de documentos digitais;
  • Certificado de reservista ou dispensa militar.

Portanto, trata-se de um serviço digital de grande importância para a população, auxiliando em vários momentos. Inclusive, o governo pretende ainda inserir serviços privados no portal, como acesso a banco digital, sites de comércio eletrônico, check-in em hotéis e até matrículas em escolas particulares.

Aprenda como aumentar o nível da conta Gov.br para ter acesso a todos os recursos!

Via: Gov.br

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!