A startup automotiva do Vietnã, VinFast, anunciou acordo com a fabricante de autopeças alemã ZF para a produção de sistemas de direção autônoma. O acordo prevê o fornecimento de sensores, plataformas de computação e software pela ZF, mirando a criação de funções automáticas de direção e estacionamento para carros autônomos de nível 2. A duração do contrato não foi divulgada.
A ZF é uma empresa tradicional no mercado automotivo, com um departamento de engenharia global que abrange operações na Alemanha, América do Norte e China. Já a VinFast surgiu há três anos com o SUV Fadil, que tinha um design fortemente inspirado pela BMW X5. A startup do Vietnã planeja ser a primeira do país a ter sucesso com carros autônomos nos Estados Unidos, ventilando inclusive a abertura de fábrica de baterias e sede na Califórnia por volta do fim de 2024.
A CEO da VinFast, Le Thi Thu Thuy, comemorou o acordo com a ZF, avaliando a combinação como “excelente”. “O futuro é elétrico e automatizado, pois buscamos ajudar a proteger nosso ambiente, proporcionando transporte para aprimorar segurança, conveniência e eficiência”, disse a executiva, em comunicado à imprensa. “Trabalharemos juntos para alcançar essa visão para os clientes VinFast à medida que expandimos nossas vendas em todo o mundo.”

Vendas nos EUA começam no fim deste ano
Na CES 2022, a VinFast expôs três novos modelos, todos elétricos: VF5, VF6 e VF7. Todos eles apresentam a assinatura característica da VinFast na iluminação LED — em formato de asa — e são do tipo utilitário. Enquanto pouco se sabe em termos de configuração técnica sobre o trio, a startup do Vietnã ofereceu vários detalhes (incluindo preço) sobre o VF8 e o VF9 — anteriormente chamados de VF e35 e VF e36 —, apresentados no ano passado durante o Salão de Los Angeles.
Segundo a companhia, os dois terão condução autônoma de nível 2, o VF8 trazendo uma bateria de 90 kWh e autonomia de 500 km e o VF9 uma de 106 kWh e 18 km a menos de alcance. Eles já estão em linha de montagem e devem ser entregues por volta de outubro. Em termos de preços, o VF8 sairá por US$ 41 mil (em torno de R$ 233 mil) e o VF9 por US$ 56 mil (aproximadamente R$ 319 mil) em suas versões Eco (a mais barata).
A VinFast espera vender 42 mil veículos pelo mundo em 2022. Além disso, a startup do Vietnã também quer se tornar a primeira montadora 100% elétrica do mundo até o fim deste ano.
Imagem: Vinfast/Reprodução/YouTube (VF9 no detalhe)
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