A Generation Brasil firmou parceria com a Microsoft para a formação de novos talentos em tecnologia. Este ano, no mês de março, as instituições vão oferecer um novo programa da capacitação profissional em tecnologia da informação (TI), objetivando apoiar pessoas desempregadas que possam migrar para carreiras na área.

São 40 vagas para o treinamento de três meses, com aulas segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ideia é capacitar jovens entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo e residam na cidade de São Paulo. As inscrições começam nesta quinta-feira (13), pelo site da ONG.

Leia mais:

Os alunos da capacitação serão qualificados em habilidades técnicas como fundamentos da computação e programação, desenvolvimento C# e o framework .Net. A expectativa da Generation Brasil é que as vagas da turma sejam ocupadas pelo menos por 50% de mulheres, 60% de pessoas pretas e pardas, além de pessoas LGBTQIA+ e de outros grupos sub-representados na área da tecnologia.

publicidade

Os jovens também vão trabalhar habilidades socioemocionais, como proatividade, trabalho em equipe e comunicação. Isso para que ele estejam preparados para enfrentarem os desafios do dia a dia no mercado de trabalho.

Jovem estuda em frente de computador
A ideia do curso é ter pelo menos 50% de mulheres entre os alunos. Imagem: fizkes / Shutterstock

“Em um país onde temos 14 milhões de desempregados, a crescente demanda por profissionais de tecnologia representa uma enorme oportunidade para os que estão em busca de uma colocação profissional”, disse Lucia Rodrigues, líder de Filantropia para a Microsoft Brasil.

Até 2025, a expectativa é que haja uma demanda por 797 mil novos talentos no setor, segundo Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Até abril do ano passado, foram gerados 69 mil empregos na área, contra 59 mil em todo o ano de 2020.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!