Gogoro/Divulgação
A fabricante de scooters elétricas Gogoro ficou famosa em Taiwan por popularizar as baterias substituíveis, acessórios que facilitaram bastante o processo de recarregamento de seus veículos. Em resumo: o motorista chega a uma estação licenciada (as GoStations), estaciona sua scooter e só faz trocar a bateria gasta por uma nova, que já vem 100% carregada.
O sucesso do conceito em Taiwan já ofusca, em certa medida, até os postos de gasolina. De acordo com o jornal Taipei Times, o número de estações da Gogoro para troca de bateria chegava a 2.215 no fim de 2021 — contra 2.487 postos de combustível. Diante do cenário, a empresa taiwanesa prevê que, nesse ritmo de expansão, o número de estações de troca de bateria supere o de postos de gasolina já em 2022.
No ano passado, a Gogoro expandiu rapidamente pela Ásia. Em abril, firmou acordo com a indiana Hero, a maior fabricante de scooters elétricas no mundo, para lançar sua bateria Gogoro Network no país. Meses depois, entrou no mercado da China por meio de um acordo com a Yadea e a DCJ, duas líderes nacionais, e na sequência, fechou com a Foxconn, fabricante de eletrônicos para a Apple, para produzir scooters elétricas e baterias descartáveis.
Acompanhando seu sucesso continental, a Gogoro também se firma não apenas no segmento de baterias, mas como líder na produção de scooters em Taiwan. Segundo representante, 28% das scooters elétricas no país são da empresa, sendo que dezembro foi o maior mês de vendas da Gogoro de todos os tempos.
A empresa também vai abrir em breve seu capital na bolsa de valores por meio de uma transação com uma companhia de propósitos especiais (Spac, na sigla em inglês). O acordo, anunciado no fim do ano passado, deve sair ainda em 2022, provavelmente em algum momento desse trimestre.
Leia também:
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de janeiro de 2022 17:45