Rio Innovation Week quer mostrar tecnologia acessível

O evento Rio Innovation Week vai contar ainda com um espaço dedicado a palestras online, com Richard Branson e Steve Wozniak
Karoline Albuquerque13/01/2022 12h05
Rio Innovation Week
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Começa nesta quinta-feira (13), e segue até domingo (16), o Rio Innovation Week. O evento na capital carioca deseja mostrar que tecnologia e inovação podem ser mais simples e mais acessíveis do que se pensa é, nem que inovação está ligada apenas a grandes descobertas ou tecnologia de ponta.

“Se tirar a caneca do lugar em que ela fica todo dia na mesa e colocar no lado oposto, isso já é uma inovação. A inovação não necessariamente precisa ser disruptiva. Inovar é melhorar processos, aprimorar padrões, é aperfeiçoar o produto que você já tem e romper com o sistema atual, criando outro mais eficaz e barato”, disse Fábio Queiróz, presidente do conselho organizador do evento, em entrevista à Agência Brasil.

Leia mais:

“O visitante vai tocar na tecnologia, vai usar e desmistificar, caso ainda tenha esse preconceito, a complexidade do tema. A pandemia nos trouxe necessidade da criatividade também, o desafio de nos transformar e acelerar digitalmente. Nos dias de hoje, inovar, seja no nível mínimo ou máximo, significa, talvez, a sobrevivência ou a falência da empresa”, emendou Queiróz.

O Rio Innovation Week deste ano terá mais de 500 conferencistas. Serão ainda 1,2 mil startups e 190 expositores. Há um espaço ainda para palestras online, que tem como uma das presenças mais destacadas a do bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin e que realizou um voo sub-orbital a bordo do avião espacial SpaceShipTwo, em 11 de julho do ano passado.

Richard Branson vai participar de uma palestra online no Rio Innovation Week. Crédito: Virgin Galactic

Branson vai conversar com Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil. Outra grande presença nesse espaço é a de Steve Wozniak, cofundador da Apple. O prefeito de Miami, Francis Suarez, vai participar de uma conversa com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

“Caso o Rio de Janeiro venha aqui instalar um hub de inovação, vai fazer um polo onde as pessoas pensem soluções em conjunto e superem as dificuldades que certamente surgirão. O processo tecnológico requer muita técnica, muita pergunta e, certamente, a solução será mais fácil de ser encontrada”, completou o presidente do conselho organizador.

A programação completa do Rio Innovation Week pode ser conferida no site do evento. Ele acontece no Jockey Club, no bairro da Gávea.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital