Em uma ótima entrevista ao podcast Decoder do The Verge, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, confirmou que o próximo processador flagship da empresa vai se chamar Snapdragon 8 Gen 2. Como previsto, a nova geração dos chips topo de linha da marca deve ser produzida pela TSMC, e não mais pela Samsung como o 8 Gen 1, mas seguirá no processo de 4 nm.

Eleito presidente da Qualcomm em 2017, nosso conterrâneo Cristiano Amon acumula esse cargo com o de CEO da empresa desde o ano passado. Além do novo flagship da Qualcomm e dos investimentos em 6G, ele disse que a crise de chips do mercado tem acontecido pela demanda crescente.

publicidade

Apesar de não ter uma fábrica de chips própria, a Qualcomm trabalha com fornecedoras como TSMC, Samsung, Global Foundries, SMIC e UMC, como lembra o CEO da empresa. Segundo ele, a Qualcomm investe indiretamente nessas fábricas.

Com a pandemia que já dura dois anos, os consumidores estão comprando produtos equipados com processadores, mas ele conta que a Qualcomm tem bastante um estoque bem grande, e que as coisas vão melhorar nesse sentido em relação a 2021.

publicidade

Na entrevista, Amon também conta que os engenheiros são a maioria absoluta dos 50 mil empregados da Qualcomm, e que a empresa investe uma boa parte dos seus lucros em pesquisa e desenvolvimento.

Nome foi mudado para Snapdragon 8 Gen 1 e 2 para simplificar marca

Amon contou que o motivo da mudança de nomes da linha flagship da Qualcomm, com o sucessor do Snapdragon 888 sendo batizado como 8 Gen 1. Segundo ele, isso foi feito para simplificar a marca, e também mostrar que a Qualcomm está trabalhando em várias frentes, não apenas na linha 8.

publicidade

Dessa forma, os consumidores poderão simplesmente pedir o processador mais recente pelo número da série 8. O nome Snapdragon 8 Gen 2 faz muito mais sentido do Snapdragon 898, assim podemos dizer que esse foi outro acerto da Qualcomm.

Vale ler a entrevista completa, na qual Cristiano Amon conta vários detalhes sobre os rumos da Qualcomm para o futuro próximo.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!