A Áustria vai ser o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para seus cidadãos. O país, que já vem adotando uma postura bastante rígida no combate ao vírus, anunciou durante o fim de semana que maiores de 18 anos que recusarem a imunização estarão sujeitos a multas pesadas a partir do começo de fevereiro. 

No anúncio, feito pelo primeiro-ministro Karl Nehammer, do partido conservador, foi explicado que inicialmente os cidadão terão a chance de se vacinar e evitar a multa em uma chamada “fase de transição” em que a imunização já será obrigatória, mas não terá multa. A partir de março, a fiscalização vai começar a aplicar as punições.

publicidade

Vacinação obrigatória contra Covid-19 na Áustria 

Os valores para quem não estiver com a vacinação obrigatória em dia são pesados. Podendo variar de 600 a 3.600 Euros, o que em conversão direta para o real é equivalente a algo na faixa de R$ 3.800 e R$ 22.750. A multa vai ficando mais alta para reincidentes. 

Leia mais:

publicidade

Cerca de 78% da população adulta do país já está vacinada contra a Covid-19. Apesar disso, o governo considera a porcentagem baixa quando comparada com outros países europeus. O objetivo com a nova medida é atingir a marca de 90%. A vacinação não será obrigatória para mulheres grávidas e pessoas que não podem se imunizar por razões médicas. 

No último sábado (15), cerca de 27 mil pessoas foram às ruas protestar contra as medidas do governo no combate ao vírus da Covid-19. Apesar disso, o governo manteve a decisão de tornar a vacinação obrigatória.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!