SpaceX instala “capas” de proteção no Super Heavy

Pequenas chapas de metal servem para proteger o foguete durante testes executados em solo e também durante a sua ignição
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 18/01/2022 17h52, atualizada em 19/01/2022 14h41
Falcon-Super-Heavy-Disparo-Estatico
Imagem: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pela primeira vez, a SpaceX instalou uma série de “capas” de proteção em um protótipo do foguete Super Heavy, sinalizando uma proximidade cada vez mais evidente de um teste de lançamento. A informação veio do site NASASpaceFlight, que tem repórteres que moram ao lado da estrutura da SpaceX em Boca Chica, chamada Starbase.

Leia também

Essas capas são, basicamente, pequenas chapas de aço ultra finas, montadas em pequenas barras de sustentação (para facilitar remoções futuras), que servem para proteger o Super Heavy durante testes de ignição no solo, bem como em sua ignição oficial. No exemplo acima, é possível vê-las em áreas como as aletas do foguete, formando o que parece ser um “cinturão”.

Estranhamente, porém, a SpaceX instalou fiações e eletrônicos nessas capas, mas elas estão bem próximas do ponto de ignição dos propulsores Raptor, que empurrarão o Super Heavy para cima. A ignição desses motores é bem poderosa e pode danificar alguns componentes.

A proteção extra deve servir para compensar a forma de reentrada atmosférica do Super Heavy: foguetes menores – como o Falcon 9 – executam pequenos disparos de seus propulsores para reduzir a velocidade da queda, o que consequentemente faz com que o calor da reentrada seja menos nocivo ao veículo.

O Super Heavy, por outro lado, foi desenhado para descer em queda livre, suportando todo o impacto da reentrada atmosférica – e o calor gerado por esse processo. Por causa disso, os equipamentos internos do foguete estão em maior risco, por isso precisam de toda proteção possível.

Mais além, é a vontade da SpaceX que o foguete seja reutilizável, e as tais capas devem servir a esse propósito para o Super Heavy.

Evidentemente, ainda serão necessários testes para saber se essa proteção será suficiente, mas pouco a pouco, a estreia do foguete – e de sua companheira, a nave orbital Starship – vem se aproximando.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital