O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, que a pandemia de Covid-19 “está longe de acabar”. Adhanom reforçou ainda que a variante Ômicron não é benigna.  

“A Ômicron continua varrendo o planeta. […] Não se enganem, a Ômicron causa hospitalizações e mortes, e mesmo os casos menos graves sobrecarregam as instituições de saúde”, explicou o diretor do órgão de saúde.  

Leia também!

Tedros Adhanom disse ainda que com o crescimento da variante Ômicron observado em todo o mundo “é provável que surjam novas variantes“. “A Ômicron pode ser menos grave em média, mas a narrativa de que é uma doença leve é enganosa [e] prejudica a resposta geral e custa mais vidas”, acrescentou.  

publicidade

Apesar das falas do diretor-geral da OMS, especialistas de todo o mundo afirmaram que acreditam que a variante Ômicron seja o começo do fim da pandemia de Covid-19. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou que a disseminação da nova cepa transformará a Covid-19 em uma doença endêmica.  

“À medida que a imunidade aumenta na população — e com a Ômicron haverá muita imunidade natural além da vacinação —, avançaremos rapidamente para um cenário mais próximo da endemicidade”, disse Marco Cavaleri, chefe da estratégia de vacinas da EMA. 

Ômicron Japão
Diretor da OMS afirma que pandemia de Covid-19 “está longe de acabar”. Imagem: Shutterstock

Apesar disso, Adhanom apela para que a população siga se cuidando. “Em alguns países, os casos de Covid parecem ter atingido o pico, dando esperança de que o pior desta última onda já tenha passado, mas nenhum país está fora de perigo ainda”, completou. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!