Nesta quarta-feira (19), o Brasil registrou 204.854 novos casos de Covid e 338 mortes nas últimas 24 horas. Trata-se de uma marca histórica de infecções diárias, tendo como base os registros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O recorde anterior era do dia 18 de dezembro de 2021, quando houve 150.106 casos em apenas um dia.  

Nos últimos sete dias, a média de mortes ficou em 212. Nesse período, outro recorde foi quebrado: houve 99.974 infecções, demonstrando que a variante Ômicron é bem mais contagiosa. Agora, o Brasil tem um total de 23.416.748 casos e 621.855 vítimas da doença, desde março de 2020, quando a pandemia começou no país.  

publicidade

Leia mais:

Rio de Janeiro registra aumento nos casos 

Segundo o Conass, o Rio de Janeiro foi um estado com aumento considerável no número de notificações. Isso porque os registros estavam represados por conta de problemas técnicos no acesso ao banco de dados do sistema e-SUS notifica. 

Outro dado alarmante é que o número de crianças e adolescentes internados nas UTIs subiu para 61% nos últimos dois meses em São Paulo. O número subiu de 109 para 171 em um comparativo de novembro até o dia 10 de janeiro de 2022.  

Por outro lado, a campanha de vacinação vem demonstrando eficácia no país, tendo em vista que as mortes estão em queda. Até ontem (18), foram aplicadas mais de 340 milhões de doses de vacinas no Brasil.

Apesar do número de mortes ter caído desde o início da campanha de vacinação, os contágios pela nova variante Ômicron estão em ritmo acelerado, inclusive com o aumento de internações de crianças e adolescentes. Imagem: karegg – Shutterstock

Autoteste necessita de mais informações para liberação 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que necessita de mais informações por parte do Ministério da Saúde para destinar uma posição sobre o uso dos autotestes de Covid-19. As autoridades vão se reunir em um Conselho para destinar uma posição.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!