O Google confirmou que vai reforçar imediatamente a sua política de anúncios sensíveis por idade após a Reuters identificar propagandas impróprias de brinquedos sexuais e bebidas alcoólicas veiculadas no motor de buscas da empresa no Reino Unido.

Segundo a agência de notícias, as propagandas deveriam ter sido bloqueadas conforme o novo regulamento em vigor na região desde setembro do ano passado.

publicidade

Os britânicos adotaram regras mais duras para proteger as crianças dos rastreadores de anúncios, o que motivou o Google a ajustar as buscas para usuários com menos de 18 anos em todo o continente europeu.

Desde então, a gigante de buscas começou a utilizar ferramentas automatizadas para impedir que anúncios relacionados a jogos de azar e medicamentos, por exemplo, fossem exibidos para usuários abaixo dessa faixa etária (conectados ou não com uma conta do Google). O que aparentemente não funcionou como deveria.

publicidade
Mulher digitando no mecanismo de pesquisa do Google em um laptop
Motor de buscas do Google exibiu anúncios impróprios no Reino Unido. Imagem: PK Studio/Shutterstock

Na última semana, segundo as informações da agência de notícias, também foram exibidas na Grã-Bretanha propagandas de medicamentos para colesterol e de uma grande empresa promovendo um produto à base de vodka.

Leia mais:

publicidade

Em resposta, o Google comentou: “Temos políticas em vigor que limitam onde mostramos certas categorias de anúncios sensíveis à idade. Os anúncios em questão foram rotulados incorretamente e, neste caso, deveriam ter sido impedidos”. Por fim, a empresa diz que vai tomar “medidas imediatas para resolver o problema”.

Em novembro do ano passado, além do Google, a Apple, empresas que controlam redes sociais, serviços de streaming e jogos também foram recomendados pelas autoridades britânicas a revisar a conformidade com o novo código que protege a privacidade das crianças na web. Essa revisão, de acordo com os reguladores, já está em andamento.

publicidade

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!