Pesquisa do LinkedIn revela que engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego serão algumas das profissões com o maior número de vagas abertas ao longo de 2022. Entre as cidades que terão as melhores oportunidades estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. São profissões sintonizadas com a tecnologia e que estão alterando as competências, com foco em um mercado de trabalho para o futuro. 

Especialização é requisito chave 

As profissões que devem ter os maiores crescimento neste ano são as que exigem especializações e também habilidades comportamentais. Dessa maneira, os cargos que envolvem tecnologia estão em ascensão, mas também exigem um nível de conhecimento bem elevado. 

O estudo do LinkedIn mostra que os fatores que motivam a mudança de emprego são a busca por melhores salários e também pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

No entanto, ainda falta confiança entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, somente 49% dos trabalhadores estão confiantes em suas atividades e se julgam bons no que fazem. Percentual que fica atrás da Irlanda (60%) e Índia (63%). Mas moradores da Itália, França, México, Alemanha e Espanha dividem da mesma avaliação encontrada por aqui: a maioria não está confiante, muito em reflexo da pandemia. 

publicidade

Leia mais:

Perfil da pesquisa do LinkedIn 

Conduzida por pesquisadores do LinkedIn Economic Graph, a pesquisa examinou milhões de empregos iniciados por usuários da plataforma de janeiro de 2017 a julho de 2021, calculando a taxa de crescimento para cada cargo. 

Estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes foram excluídos.

Imagem mostra homem sentado em uma mesa, digitando em um teclado de computador olhando para a tela do PC
Os empregos em tecnologia estão no auge no atual momento da economia; especialização é requisito básico para candidatos conseguirem boas colocações no mercado. Crédito: Gorodenkoff/Shutterstock

Veja as profissões em alta no mercado de trabalho 

Além disso, as empresas querem que os sistemas automatizados funcionem harmoniosamente, sem interrupções que possam comprometer seriamente o faturamento, sem falar na utilização cada vez maior das redes sociais como meio de vendas ou experiência dos usuários. 

Com a retomada do trabalho presencial ou híbrido, as atividades estão ficando mais digitalizadas e a tendência é que as profissões de tecnologia tenham ainda maior destaque a curto prazo. Veja a lista dos 25 empregos em alta divulgada pelo LinkedIn. 

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia;
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE);      
  3. Engenheiro(a) de dados;
  4. Especialista em cibersegurança;
  5. Representante de desenvolvimento de negócios;
  6. Gestor(a) de tráfego;
  7. Engenheiro(a) de machine learning;
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário;
  9. Cientista de dados;
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas; 
  11. Engenheiro(a) de robótica;
  12. Desenvolvedor(a) Back-end;
  13. Gerente de engajamento; 
  14. Gerente de equipe de produto;
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance);
  16. Consultor(a) de gestão de dados;
  17. Líder de experiência do cliente;
  18. Analista de design;
  19. Analista de soluções;
  20. Analista de gestão de risco; 
  21. Consultor(a) de design de produto;
  22. Coordenador(a) de vendas internas;
  23. Enfermeiro(a) intensivista;
  24. Designer de conteúdo;
  25. Instrutor(a) de Agile. 

Via: Linkedin

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!