Um mês atrás, falamos aqui sobre a saga do bilionário tcheco Radim Passer, 58, que virou 414 km/h com um Bugatti Chiron na Autobahn, complexo viário na Alemanha em que não há limite de velocidade.

No vídeo publicado em seu canal no YouTube, Passer explica que a cena foi filmada no ano passado em uma reta de 10 km com três faixas e “visibilidade ao longo de todo o trecho” — para ser mais preciso, uma faixa da seção A2 da Autobahn, entre Berlim e Hannover. Acrescenta ainda que “a segurança era prioridade” na tentativa.

publicidade

O vídeo, no entanto, não foi bem recebido pelo Ministério dos Transportes da Alemanha. Em nota divulgada na última quarta-feira (19), o órgão governamental diz que, embora não haja limite de velocidade em boa parte da Autobahn, “rejeita qualquer comportamento no tráfego rodoviário que leve ou possa colocar os usuários em risco”.

O Ministério dos Transportes afirma que “todos os usuários da estrada devem cumprir o regulamento de trânsito” e menciona a primeira cláusula da lei de trânsito na Alemanha, que diz que “qualquer pessoa que participe do trânsito deve se comportar de forma que outra pessoa não fique prejudicada, em perigo, obstruída ou incomodada, mais do que inevitável, nas circunstâncias”.

publicidade
Radim Passer, bilionário tcheco
O fanfarrão Radim Passer: mesmo dentro da lei, criticado pelas autoridades alemãs (Reprodução/Radim Passer/YouTube)

Conjuntura não tão segura assim

Embora o bilionário afirme que tenha saído com segurança, o vídeo mostra o Bugatti Chiron ultrapassando vários veículos na estrada. A iluminação na cena também aparenta que a filmagem tenha sido feita no crepúsculo em vez do amanhecer, o que depõe contra o que Passer falou e tornaria a situação mais perigosa.

O governo da Alemanha também afirma que a lei exige que os motoristas dirijam rápido “somente se o veículo estiver constantemente sob controle”. E, ao que parece, durante as filmagens com o Bugatti Chiron, o bilionário diz ter confiado em outras coisas além da sua habilidade para pilotar o carro. “Agradecemos a Deus pela segurança e pela boa conjuntura, pois conseguimos atingir a velocidade de 414 km/h!”, comemorou.

publicidade

De acordo com a Forbes, Radim Passer é a 33ª pessoa mais rica da República Tcheca, com uma fortuna calculada em 6,6 bilhões de coroas tchecas (aproximadamente R$ 1,7 bilhão). Ele é empresário e investidor.

Via AP

publicidade

Crédito para imagem principal: Reprodução/Radim Passer/YouTube

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!