A Canadian Pacific, companhia que administra a malha ferroviária do Canadá, se prepara para introduzir três locomotivas de célula a combustível de hidrogênio. O objetivo é comprovar, para o setor, a viabilidade da tecnologia de hidrogênio no país.

Inicialmente, a Canadian Pacific planejava converter apenas um trem de força diesel-elétrico em hidrogênio-elétrico. O programa foi ampliado após obter financiamento adicional do Emissions Reduction Alberta (ERA), fundo ligado ao governo do Canadá. A partir daí, foram incluídos três tipos diferentes de locomotivas. Elas representam as principais categorias atualmente em uso na América do Norte.

publicidade

“Ao expandir esse projeto inovador, a CP [Canadian Pacific] demonstra seu compromisso com o combate às mudanças climáticas por meio de uma tecnologia transformadora”, disse Keith Creel, presidente e CEO da empresa. “Estou muito satisfeito que a ERA tenha selecionado este programa para doação e espero ansiosamente ver uma locomotiva movida a hidrogênio transportar a carga do cliente da CP num futuro próximo.”

Parte do financiamento de 15 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 65 milhões) foi utilizado para adquirir módulos de célula de combustível de hidrogênio da Ballard Power Systems. A empresa irá prover a Canadian Pacific com 14 módulos, cada um deles com potência de 200 kW, o que significa aproximadamente 268 cavalos. As células da Ballard já foram integradas em uma variedade de veículos, de ônibus e caminhões a navios de carga pesada.

publicidade

Construção de fábricas

Além da conversão das três locomotivas, a Canadian Pacific pretende também construir duas fábricas de produção de hidrogênio. A primeira, sediada em Calgary, oeste do Canadá, será uma planta de eletrólise para extrair hidrogênio da água. Já a de Edmonton, também no oeste do país, utilizará um sistema de reforma de metano a vapor que produz hidrogênio a partir de recursos locais.

A data oficial de lançamento das locomotivas a hidrogênio da Canadian Pacific ainda não foi definida, mas espera-se que comecem a operar em um futuro próximo.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!