Ciência e Espaço

Marco histórico: TESS ultrapassa 5 mil detecções de candidatos a exoplanetas

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues
21/01/22 16h02, atualizada em 24/01/22 11h37

Imagem: Alejo Miranda - Shutterstock

Desde o início da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), em 2018, o satélite caçador de exoplanetas da Nasa vem aumentando de forma impressionante seu catálogo. Nesta sexta-feira (21), a agência espacial norte-americana anunciou que a lista já conta com mais de 5 mil TOIs (sigla em inglês para “objetos de interesse do TESS”).

Caçador de exoplanetas da Nasa, TESS já identificou mais de 5 mil pontos de interesse no espaço. Imagem: Pontilhado Yeti — Shutterstock

Essas detecções vêm, principalmente, da Faint Star Search (ou Pesquisa de Estrelas Fracas) liderada pela pós-doutora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Michelle Kunimoto.

Número de candidatos a exoplanetas do TESS dobrou em um ano

“Nesta época do ano passado, o TESS encontrou pouco mais de 2.400 TOIs. Hoje, o TESS atingiu mais que o dobro desse número — um enorme testemunho da missão e de todas as equipes que vasculham os dados de novos planetas”, disse a cientista. “Estou animada para ver milhares mais nos anos que virão”.

Atualmente em missão estendida, o TESS está observando o Hemisfério Norte e o plano eclíptico, incluindo regiões do céu anteriormente observadas pelas missões Kepler e K2. Os TOIs adicionados no final de dezembro são do terceiro ano da missão TESS, que funcionou de julho de 2020 a junho de 2021. 

Leia mais:

“Com dados do primeiro ano da missão estendida, encontramos dezenas de candidatos adicionais aos TOIs identificados durante a missão principal”, disse a gerente do TOI, Katharine Hesse. “Estou animada para ver quantos sistemas multi-planetários podemos encontrar durante o resto da missão estendida e nos próximos anos com o TESS.”, declarou Hesse, revelando que extensões planejadas da missão TESS para 2025 e além devem descobrir muitos mais novos candidatos a exoplanetas.

Já são 175 planetas confirmados

Encontrar mais candidatos a exoplanetas e adicioná-los ao catálogo TOI é apenas o primeiro passo. Nos próximos meses, astrônomos de todo o mundo irão estudar cada um desses TOIs para confirmar se são planetas de fato. Dessa forma, a lista de exoplanetas confirmados da missão TESS (175, até agora) continuará a crescer.

TESS é uma missão liderada e operada pelo MIT e gerenciada pelo Goddard Space Flight Center, e conta com parceiros como a Northrop Grumman e o Centro de Astrofísica da Harvard e Smithsonian, além de mais de uma dúzia de universidades, institutos de pesquisa e observatórios em todo o mundo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags