Há um novo avião orbital privado em desenvolvimento nos EUA. Projetado pela Radian Aerospace, empresa com sede em Washington, o veículo pode representar um marco significativo na história de voos espaciais feitos por companhias privadas. 

Ilustração artística do avião espacial Radian One, projetado pela Radian Aerospace, em órbita. Imagem: Radian Aerospace

Nesta quarta-feira (19), a empresa anunciou a arrecadação de US$27,5 milhões em capital semente — um modelo de financiamento dirigido a projetos empresariais em estágio inicial, em fase de projeto e desenvolvimento, antes da instalação do negócio. 

publicidade

Segundo a Radian Aerospace, o dinheiro ajudará no desenvolvimento do Radian One, um avião que poderá ser usado em missões no espaço, bem como em voos na Terra. “Acreditamos que o acesso generalizado ao espaço significa oportunidades ilimitadas para a humanidade”, disse o CEO e cofundador da empresa, Richard Humphrey, em comunicado.

Empresa quer tornar mais simples os voos espaciais

“Com o tempo, pretendemos tornar as viagens espaciais quase tão simples e convenientes quanto as viagens de avião”, disse Humphrey. “Não estamos focados no turismo; somos dedicados a missões que tornam a vida melhor em nosso próprio planeta, como pesquisa, fabricação no espaço e observação terrestre, bem como novas missões críticas, como a rápida entrega global aqui na Terra”.

publicidade

De acordo com o site Space.com, Radian One é um veículo ambicioso. Ele foi projetado para se lançar e pousar horizontalmente em uma pista, ao contrário dos antigos ônibus espaciais da Nasa, que, embora pousassem horizontalmente, decolavam em posição vertical, com a ajuda de foguetes. 

Leia mais:

publicidade

O novo avião espacial será totalmente reutilizável e capaz de passar até cinco dias em órbita, de acordo com sua recém-revelada página de especificações. Um rápido intervalo entre as missões também faz parte do plano: a Radian pretende eventualmente reutilizar veículos 48 horas após retornarem do espaço.

Avião poderá transportar toneladas de carga para qualquer lugar da Terra em menos de uma hora

De acordo com a empresa, embora o Radian One tenha sido projetado especialmente para transportar pessoas e cargas de e para a órbita, ele também poderá fazer diversos trabalhos aqui na Terra, tendo em vista que será capaz de entregar até 2.270 kg em qualquer lugar do planeta em menos de uma hora.

publicidade

A Radian não revelou muitos outros detalhes sobre o avião espacial — por exemplo, seu tamanho, quantos passageiros ele será capaz de transportar e quando se espera que ele comece a voar ainda são um mistério.

Representantes da empresa afirmaram no comunicado de imprensa que já assinaram contratos de serviços de lançamento com uma variedade de companhias privadas e agências governamentais, mas não revelaram nenhum desses clientes.

“As operações espaciais sob demanda são uma economia em crescimento, e acredito que a tecnologia da Radian pode fornecer as operações de alta cadência de tamanho certo que a oportunidade de mercado está mostrando”, disse Dylan Taylor, presidente e CEO da Voyager Space e um dos primeiros investidores da Radian.

“Estou confiante na equipe que trabalha na Radian e ansioso para aplaudi-los neste esforço histórico”, acrescentou Taylor, que recentemente fez uma visita ao espaço em um voo suborbital a bordo do veículo New Shepard, da Blue Origin.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!