SpaceX adia retorno da Crew Dragon para 22/1 por mau tempo

Nave está acoplada à Estação Espacial Internacional após entregar suprimentos e deveria voltar hoje (21), mas clima forçou adiamento
Rafael Arbulu21/01/2022 11h36
Cápsula Crew Dragon da SpaceX
SpaceX/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX enviou uma nave Crew Dragon à Estação Espacial Internacional (ISS) para entregar suprimentos aos astronautas que residem na estrutura, mas acabou forçada a adiar o retorno do veículo à Terra devido ao mau tempo. Agora, a SpaceX marcou a volta da nave para o próximo sábado (22).

Após a entrega do material, os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, da Roscosmos, conduziram uma caminhada espacial de pouco mais de sete horas de duração, onde instalaram parte dos recursos levados pela nave da SpaceX. Um dia depois (20), Kayla Barron e Thomas Marshburn (NASA) carregaram a nave com diversos experimentos biológicos a serem levados para a Terra.

Leia também

Imagem de uma nave Crew Dragon. Uma delas está na ISS mas teve retorno adiado por mau tempo
Uma nave Crew Dragon fotografada de dentro da ISS: nave da SpaceX conduz diversas entregas para a estação, além de trazer dela vários experimentos conduzidos no espaço (Imagem: Mark Crawford/NSF/L2)

A expectativa era de que a SpaceX trouxesse a Crew Dragon de volta hoje (21). Contudo, segundo o blog da NASA, “uma previsão de mau tempo” acabou jogando a viagem mais para frente. Vale lembrar que a data de 22 de janeiro também é tentativa: se o clima desfavorável continuar dentro do final de semana, muito provavelmente veremos mais um adiamento.

Ao contrário de voos tripulados – como foi o caso com a missão Inspiration4 – as naves Crew Dragon costumam ser pilotadas remotamente, então eventuais problemas de retorno dificilmente colocariam a vida de algum astronauta em risco. Ainda assim, todas as entregas feitas por elas não só “levam” suprimentos e experimentos à ISS, mas também trazem algo de volta, para que resultados de projetos no espaço sejam analisados por equipes na Terra. Ninguém gostaria de perder isso.

A exceção à regra é o conjunto de missões “Crew-X” (“X”, no caso, é um número que dita a ordem da missão), que leva astronautas de várias agências espaciais para a ISS. Estas, no entanto, ocorrem com menos frequência: a próxima – Crew-4deve acontecer em abril deste ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.