No dia em que a tripulação da cápsula Crew Dragon Endeavour, da SpaceX, encerrou sua missão de 199 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), a espaçonave fez uma espécie de “ritual de despedida”: um voo 360º ao redor do laboratório orbital. Algo como uma “última olhadinha” – e que rendeu fotos impressionantes.

Um dos belos registros feitos pela tripulação da missão SpaceX Crew-2 durante voo panorâmico ao redor da Estação Espacial Internacional. Imagem: NASA

De acordo com o site Space, essa manobra não era realizada por uma nave espacial tripulada desde que a frota de ônibus espaciais da Nasa se aposentou, em 2011.

publicidade

Além de uma oportunidade de se despedir da “casa” em que viveram por mais de seis meses e de fotografar a ISS sob uma rara variedade de ângulos, os astronautas também aproveitaram para testar os sensores de navegação da cápsula Endeavour. 

Recentemente, a Nasa adicionou algumas dessas imagens a uma galeria online. As fotos são impressionantes: algumas mostram a estação contra um fundo totalmente preto, enquanto em outras ela aparece pairando sobre a Terra. Uma imagem, no entanto, mostra a ISS entre a Terra e o vazio, conectando esses dois mundos tão diferentes.

Nesta foto, a Estação Espacial Internacional é fotografada sobre o planeta Terra, com a imensidão do espaço ao fundo. Imagem: NASA

Leia mais:

Estação Espacial Internacional sobre a Terra, em um dos incríveis registros feitos pela tripulação da missão Crew-2, no dia de seu retorno para casa. Imagem: NASA

Crew-3 permanecerá na Estação Espacial Internacional pelo mesmo período da missão anterior

A Crew-2 foi a segunda missão operacional da SpaceX para a ISS em contrato com a agência espacial norte-americana. Seus tripulantes eram os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (Nasa), o japonês Akihiko Hoshide (JAXA) e o francês Thomas Pesquet (ESA). O quarteto chegou à estação em 24 de abril deste ano e retornou à Terra, em um mergulho no Golfo do México, em 8 de novembro.

Dois dias depois, a SpaceX lançou a missão Crew-3, levando os astronautas norte-americanos Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron, da Nasa, e o alemão Matthias Maurer, da ESA. O membro mais experiente do grupo é Marshburn, que já visitou a ISS duas outras vezes: uma a bordo do ônibus espacial Endeavour, durante a missão STS-127, em 2009, e outra viajando em uma cápsula russa Soyuz, durante a Expedição 34/35, em 2012.

Assim como a missão Crew-2, a Crew-3 também está programada para durar cerca de seis meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!