Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que pessoas que realizam exercício físicos com frequência possuem uma melhor resposta a vacina contra a Covid-19.  

Os pesquisadores analisaram 748 pacientes e concluíram que a produção de anticorpos é maior em pessoas fisicamente ativas, além disso, o tempo de proteção no organismo também é mais longo. É considerado fisicamente ativa aquelas pessoas que praticam, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos moderados ou rigorosos por semana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  

publicidade

Leia também!

Bruno Gualano, professor do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e especialista em fisiologia do exercício, afirmou que o estudo teve início em pessoas imunocomprometidas e a resposta foi positivo, por isso estendeu para pessoas completamente saudáveis.  

publicidade

“Conseguimos generalizar as respostas que obtivemos em pessoas imunocomprometidas. Aqueles que tinham o hábito de atividades físicas em comparação aos inativos formavam mais anticorpos contra o Sars-CoV-2”, disse Gualano.  

Covid-19: estudo mostra que vacina é mais eficaz em quem é fisicamente ativo. Crédito: Alexxndr/Shutterstock

“O comportamento, a cinética e a resposta da vacinação são parecidos. Acreditamos que se o mesmo estudo for replicado em indivíduos que recebam outro tipo de vacina a chance de o resultado ser igual é grande”, explica o especialista ao afirmar que todos os voluntários receberam o imunizante CoronaVac

publicidade

“Até porque já sabemos que quem faz atividade física regular responde melhor às vacinas para outras doenças, principalmente os imunocomprometidos. Nesse caso, falo também dos idosos que apresentam queda de imunidade”, acrescenta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!