Erupção de vulcão danifica cabo submarino e deixa Tonga incomunicável

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 21/01/2022 13h15
Cabo submarino
Imagem: Vismar UK/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último sábado (15), o vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha’apai entrou em erupção e deixou o arquipélago de Tonga quase que completamente incomunicável com o restante do mundo, isso porque o desastre natural rompeu o cabo submarino que permite a conexão com a ilha.  

O rompimento do cabo submarino pode deixar o arquipélago da Polinésia dias ou até mesmo semanas isolado do restante do mundo e complicam o envio de ajuda de outras nações para a ilha.  

Leia também!

A ilha possui um único cabo submarino de fibra ótica de 827 quilômetros de extensão, chegando ao arquipélago de Fiji. Os cabos são a escolha de uma conexão mais rápida, já que este equipamento permite o transporte de dados 200 vezes mais rápido que os satélites.  

O reparo do equipamento depende da chegada de um navio especializado que está em Porto Moresby, capital de Papua-Nova Guiné, mais de 4 mil quilômetros de distância da ilha. Craige Sloots, diretor de marketing e vendas da Southern Cross Cable Network, empresa responsável pelo cabo de Tonga em Fiji, afirmou que em uma situação normal, levaria cerca de duas semanas para que o navio chegasse até Tonga.  

A explosão do vulcão em Tonga foi capturada por satélites no espaço (Imagem: NOAA/Reprodução)

O conserto do cabo submarino não é uma tarefa fácil. Os técnicos devem soltar um pulso de luz para identificar na extensão do cabo onde foi a ruptura para, em seguida, içar o dispositivo para fora da água e realizar os devidos reparos.  

Essa não é a primeira vez que o cabo submarino de Tonga é danificado. Em 2019, a âncora de um navio atingiu o cabo e deixou a ilha incomunicável durante uma semana. Após o incidente, o governo local contratou a conectividade por satélite durante 15 anos para entidades governamentais e serviços específicos, devido seu elevado valor. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!   

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.