Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, apontou que 44% das crianças infectadas por Covid-19 que precisam de hospitalização desenvolveram problemas neurológicos. 

Os problemas neurológicos mais encontrados foram cefaleia e estado mental alterado, conhecido como encefalopatia aguda. “O vírus SARS-CoV-2 pode afetar pacientes pediátricos de diferentes maneiras: pode causar doença aguda, em que a doença sintomática surge logo após a infecção, ou as crianças podem desenvolver uma condição inflamatória chamada MIS-C semanas após a eliminação do vírus”, explicou a principal autora do estudo, Ericka Fink.  

publicidade

Leia também!

Covid-19 e os problemas neurológicos em crianças

“Felizmente, as taxas de mortalidade em crianças são baixas tanto para SARS-CoV-2 agudo quanto para MIS-C”, disse Fink. “Mas este estudo mostra que a frequência de manifestações neurológicas é alta – e pode realmente ser maior do que encontramos porque esses sintomas nem sempre são documentados no prontuário ou avaliáveis. Por exemplo, não podemos saber se um bebê está com dor de cabeça.”  

publicidade

A análise mostrou que as manifestações neurológicas eram mais comuns em crianças com MIS-C em comparação com aquelas com SARS-CoV-2 agudo, e crianças com MIS-C eram mais propensas do que aquelas com doença aguda a ter duas ou mais manifestações neurológicas.  

Criança gripada deitada na cama
Estudo aponta que Covid-19 em crianças pode causar problemas neurológicos. Imagem: Shutterstock

“Outro objetivo de longo prazo deste estudo é construir um banco de dados que rastreie manifestações neurológicas ao longo do tempo – não apenas para SARS-CoV-2, mas também para outros tipos de infecções”, acrescentou. 

publicidade

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!