A MediaTek anunciou, nesta quarta-feira (26), os detalhes sobre o novo chip MediaTek Kompanio 1380 para equipar tablets e também os Chromebooks com alguma força extra. O novo SoC é uma versão do recente Dimensity, é capaz de rodar seu processador octa-core em até 3 GHz em arquitetura ARM.

Aos poucos o mercado de chromebooks vai ganhando mais opções para processadores em arquitetura ARM, sendo a mais recente delas nas mãos da MediaTek, com o Kompanio 1380. Este novo chip tem oito núcleos rodando em até 3 GHz, junto da GPU Mali-G57 que também está presente em smartphones como o Galaxy A32 5G e o recente Redmi Note 11 Pro.

publicidade

Leia também:

Acer Spin 513, com o MediaTek Kompanio 1380 (Imagem: divulgação/Acer)
Acer Spin 513, com o MediaTek Kompanio 1380 (Imagem: divulgação/Acer)

Olhando para a ficha técnica do MediaTek Kompanio 1380, encontramos quatro dos oito núcleos em Cortex-A78s e este conjunto é o responsável por oferecer até 3 GHz para desempenho forte. A RAM vem em LPDDR4X de 2.133 MHz com quatro canais e a placa gráfica promete suporte para exibir imagens em até 4K, com 60 quadros por segundo e com HDR – existe até suporte para duas telas externas em 2160p, mas com limite de 30Hz.

MediaTek Kompanio 1380 traz suporte para codec AV1

O conteúdo exibido no display pode ser decodificado nativamente a partir do codec AV1, utilizado por empresas como a Netflix para consumir menos dados para a mesma qualidade final para vídeo. Este recurso é importante para transmissão em alta resolução com maior compressão, indo até 8K, garantindo também maior autonomia de bateria nestes momentos.

Em conexão, o MediaTek Kompanio 1380 pode trabalhar com Wi-Fi 6, 6E e também Bluetooth 5. O primeiro Chromebook com este chip é o Acer Chromebook Spin 513, apresentado recentemente com outros três modelos, durante a CES deste ano.

Por mais animador que possa ser este novo processador, o modelo da Acer perdeu quatro horas de autonomia, quando comparado com a geração anterior e seu chip da Qualcomm.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!