Se alguém disser que o céu não é o limite para a fabricante automotiva Toyota, pode acreditar. A nova aposta da marca japonesa é um veículo para explorar a superfície lunar, desenvolvido em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

Esta ilustração gráfica fornecida pela Toyota Motor Corp. mostra um veículo chamado “Lunar Cruiser” para explorar a superfície lunar. Imagem: Toyota Motor Corp.

Segundo a montadora, o objetivo, a princípio, é ajudar as pessoas a viver na Lua até 2040 e, depois, em Marte. Chamado de Lunar Cruiser, cujo nome homenageia o veículo utilitário esportivo (SUV) Toyota Land Cruiser, tem lançamento marcado para o fim desta década. 

publicidade

“O veículo é baseado na ideia de que as pessoas comem, trabalham, dormem e se comunicam com outras pessoas com segurança nos carros, e o mesmo pode ser feito no espaço sideral”, disse Takao Sato, gerente de projetos do desenvolvimento do rover lunar na Toyota Motor Corp., à Associated Press. “Vemos o espaço como uma área para nossa transformação única em um século. Ao ir ao espaço, podemos ser capazes de desenvolver telecomunicações e outras tecnologias que se mostrarão valiosas para a vida humana”.

O automóvel de seis rodas poderá transportar duas pessoas por até quase 10 mil quilômetros. Ele terá aproximadamente seis metros de comprimento, cinco metros de largura e cerca de 13 m² de ambiente habitável, e, graças à pressurização, os astronautas poderão viajar nele sem o traje especial.

publicidade

Leia mais:

Rover lunar da Toyota terá braço robótico multitarefas

Para realizar tarefas como inspeção e manutenção, o rover Lunar Cruiser conta com um braço robótico desenvolvido pela Gitai Japan Inc. Sua “luminária de garra” permite que o final do braço seja alterado para que ele possa funcionar como diferentes ferramentas, escavando, levantando e varrendo.

publicidade
Braço robótico do “Lunar Cruiser”, desenvolvido pela Gitai Japan Inc. Imagem: Toyota Motor Corp.

Sho Nakanose, chefe executivo da Gitai, afirmou que sente que o desafio de decolar para o espaço foi basicamente cumprido, mas que trabalhar no espaço implica grandes custos e riscos para os astronautas. “É aí que os robôs seriam úteis”, disse ele.

O engenheiro da Toyota Shinichiro Noda disse que está animado com o projeto lunar, uma extensão da missão de longa data da montadora de atender os clientes e que a Lua pode fornecer recursos valiosos para a vida na Terra. “Enviar nossos carros para a Lua é nossa missão”, declarou. “A Toyota tem veículos em quase todos os lugares. Mas isso é sobre levar nossos carros para um lugar que nunca estivemos”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!