A cantora e compositora canadense Joni Mitchell anunciou na sexta-feira (28) que vai retirar seu catálogo de músicas do Spotify. A decisão é um gesto de apoio ao músico e amigo Neil Young, que abandonou a plataforma de streaming após ela se negar a remover de seu portfólio um popular podcast que espalha conteúdo antivacinação.

“Pessoas irresponsáveis estão espalhando mentiras que estão custando a vida das pessoas”, explicou a musicista, em nota no seu site oficial. “Sou solidária com Neil Young e as comunidades científicas e médicas globais nessa questão.”

Autora de Blue (1971), considerado um dos maiores discos da música popular americana, Joni Mitchell possui 3,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Suas canções mais populares na plataforma, ‘Big Yellow Taxi’ (1970) e ‘A Case of You’ (1971), foram ouvidas mais de 100 milhões de vezes. Artisticamente, a canadense possui uma carreira aclamada, tendo influenciado diversas gerações de artistas, desde Bjork a Taylor Swift.

Leia também:

publicidade

Carta de cientistas motivou saída de Mitchell e Young do Spotify

A decisão de Joni Mitchell inflama a contestação contra podcasts antivacina hospedados pelo Spotify, como o do comediante Joe Rogan. No último dia 31, o âncora do ‘The Joe Rogan Experience’ publicou entrevista com o imunologista Robert Malone em que o médico compara a Alemanha nazista aos Estados Unidos atuais e diz que a população está “hipnotizada” pelas campanhas de vacinação contra a Covid-19.

Em outros vídeos, Malone também critica a vacinação infantil e afirma que os imunizantes contra o coronavírus provocam falhas no sistema reprodutivo.

Por conta da entrevista do ativista antivacina, um grupo de cientistas e profissionais da saúde publicou carta aberta no começo de janeiro pedindo para que o Spotify retirasse o conteúdo da plataforma. A carta diz que Rogan “difundiu repetidamente alegações enganosas e falsas no podcast, provocando desconfiança na ciência na medicina” e espalhou “uma série de teorias de conspiração infundadas”.

No entanto, a maior plataforma de músicas do mundo pagou US$ 100 milhões (cerca de R$ 537 milhões) em 2020 para hospedar o podcast, que é um dos mais populares na indústria, com audiência estimada de 11 milhões. Diante do cenário, é improvável que a empresa atenda o pedido.

Neil Young em show de 2019
Neil Young durante show na Holanda, em 2019 (Ben Houdjik/Shutterstock)

Neil Young se diz “melhor” por deixar o Spotify

O cantor e compositor canadense, também conhecido por uma carreira premiada, diz estar “feliz e orgulhoso” pela decisão. “Empresas privadas têm o direito de escolher com o que lucrar, assim como posso optar por não ter minha música apoiando uma plataforma que divulga informações prejudiciais [à sociedade]”, explicou.

Na terça-feira (25), Young abandonou o Spotify após ter dado um ultimato à empresa sobre o conteúdo do podcaster antivacina. “Ou eles têm Rogan ou têm Young. Não ambos”, disse o compositor, cuja discografia começou a ser removida da plataforma no dia seguinte.

Sobre o caso, o Spotify disse, em nota oficial, que lamenta a decisão do compositor e espera “recebê-lo de volta em breve”.

Via The Guardian

Crédito da imagem principal: Shawn Miller/Library of Congress/CC

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!