A Porsche conseguiu quebrar com o Taycan o recorde mundial de viagem com menor tempo de carregamento. O sedã elétrico precisou carregar apenas 2 horas, 26 minutos e 48 segundos para completar o percurso de 4.562 km entre Nova York e Los Angeles. Com isso, a montadora alemã desbancou em mais de quatro horas a antiga marca da Kia, entrando oficialmente para o Guinness World Book, o livro dos recordes mundiais.

Porsche Taycan estabeleceu recorde de viagem com menor tempo de carregamento
Porsche fechou percurso de 4.562 km entre Nova York e Los Angeles em cinco dias (Porsche/Divulgação)

O Taycan não é exatamente o modelo que mais aparece na lista dos elétricos mais eficientes. No entanto, sua tecnologia de 800 volts permite que os tempos de carregamento sejam bastante reduzidos, dependendo da rede de reabastecimento em questão.

publicidade

O recorde também foi estabelecido com a melhor configuração oferecida pela Porsche no Taycan: a bateria Performance Plus com capacidade líquida de 83,7 kWh e autonomia de 486 km no ciclo WLTP. Já no comando do volante, entrou o experiente piloto Wayne Gerdes, conhecido por assegurar recordes com outros carros — o mais recente se deu com o Toyota Mirai, que fez 1.360 km com um tanque de hidrogênio.

Porsche Taycan estabeleceu recorde de viagem com menor tempo de carregamento
Gerdes gastou o equivalente a cerca de R$ 410 para carregar o Porsche Taycan (Porsche/Divulgação)

Cinco dias de viagem

A jornada do Porsche Taycan rumo ao recorde durou cinco dias. Boa parte do tempo, porém, foi gasta com as exigentes certificações e documentações necessárias para determinar as bases do registro.

publicidade

Em condições normais, diz Gerdes, seria possível percorrer distâncias superiores a 2.200 quilômetros — em torno de 21 horas e a uma velocidade média de 100 km/h. O montante gasto com recarga foi de US$ 76,82 (em torno de R$ 410), utilizando a rede Electrify America.

Gerdes afirma também que utilizou uma técnica chamada “hypermiling” (algo como “hiperquilometragem”, em tradução livre) para maximizar a eficiência do veículo enquanto dirigia em média velocidade.

publicidade

“Comparando o desempenho de carregamento de uma série de carros elétricos que dirigi até hoje, o Taycan define o patamar”, explica o piloto, em comunicado à imprensa. “Na primeira vez que carreguei em uma unidade de 350 kW, foi de 6 a 82% em apenas 22 minutos.”

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!