Nos últimos anos o Google vem trabalhando para colocar um fim em seu armazenamento ilimitado em nuvem e, após o Google Fotos, a próxima vítima deve ser o WhatsApp, mais especificamente os backups do app de mensagens no Android. Até então, ao salvar suas conversas na nuvem, esse espaço ocupado não é incluso no limite de 15 GB do Drive. No entanto, isso pode mudar.

De acordo com o WABetainfo, site especializado em informações sobre o mensageiro, o WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite os usuários apagarem conversas específicas antes de realizarem o backup ou ainda selecionar quais conteúdos deseja manter no salvamento. O motivo disso é justamente o fim do espaço ilimitado no Android.

Google o armazenamento do WhatsApp

O site ainda encontrou dados sobre notificações do WhatsApp informando sobre a limitação de espaço e avisando os usuários quando isso está perto de ser atingido. Se confirmado, deve representar o fim de uma das grandes vantagens dos usuários Android, já que no iOS o plano de armazenamento já é ilimitado.

Leia também:

publicidade

Apesar de nova, considerando a política do Google nos últimos anos, a informação não chega a ser surpreendente. O Google ainda oferecerá uma certa cota para armazenar backups do WhatsApp gratuitamente, mas será um plano limitado, e as informações sobre o novo plano de armazenamento são desconhecidas no momento.  

Em junho de 2021, o Google Fotos encerrou o armazenamento ilimitado de fotos e vídeos em alta resolução. Com isso, o usuário que optar pelo serviço gratuito terá “apenas” 15 GB — capacidade dividida também com serviços como Google Drive e Gmail — para salvar suas mídias na plataforma.

Existe a opção de migrar o serviço de armazenamento para outros provedores, como Apple, iCloud, Dropbox ou Amazon Photos, por exemplo. Mas o limite para planos gratuitos também será um empecilho. Quem quiser “tirar o escorpião do bolso” também pode assinar o serviço Google One por R$ 6,99 mensais (100 GB) ou R$ 34,99 por mês (2 TB).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!