A Sony divulgou recentemente seus relatórios financeiros e, apesar da divisão audiovisual ter alavancado o lucro líquido do grupo, o setor de consoles não está fluindo como a gigante japonesa gostaria. A empresa, que apresentou um novo patamar de vendas para o PS5 de 17,2 milhões de consoles vendidos desde o seu lançamento, em 2020, decidiu diminuir as expectativas devido a atual crise no mercado de chips, que se arrasta desde o ano passado.
A divisão de jogos da Sony também colaborou com o aumento considerável do lucro do grupo, mas a empresa preferiu mudar a previsão de vendas do ano de 2021 (que para o ano fiscal termina em março de 2022) de 14,8 milhões de unidades vendidas para 11,5 milhões.
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De acordo com o diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, em entrevista à Venture Beat, a demanda ainda é bastante alta, estável e não foi impactada pela pandemia, mas “não podemos dizer exatamente qual é a demanda para o próximo ano”. Ao contrário dos consoles, no entanto, a produção de chips foi diretamente afetada pela pandemia da Covid-19, criando um efeito dominó de escassez de componentes – afetando parceiros e automaticamente a produção do PS5.
O presidente da Intel, Pat Gelsinger, afirmou no ano passado que a falta de chips no mercado de tecnologia pode persistir para além de 2022. Com isso, a Sony disse que tentaria aumentar o estoque de PS5, contudo, tem ciência de que a escassez continuará afetando a produção do console.
Obviamente, não é só a Sony quem está enfrentando a crise dos chips, e acordo com o Kotaku, em novembro do ano passado a Nintendo reduziu a produção do Switch e ainda previu uma queda de 20% na disponibilidade. Na mesma época, o chefe dao Xbox, Phil Spencer, também mencionou que esperava a escassez também para 2022.
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