Na última quarta-feira (2), conforme noticiado pelo Olhar Digital, a SpaceX lançou a missão NROL-87, na qual um foguete Falcon 9 “novo em folha” (número de série B1071) levou ao espaço um satélite para o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO, na sigla em inglês), órgão do governo dos EUA. A empresa divulgou no Twitter um vídeo gravado por um drone que mostra o lançamento por uma perspectiva incrível!

“Filme de drone do lançamento e pouso do Falcon 9 de hoje”, escreveu a SpaceX no Twitter na quarta-feira após o lançamento. 

No início do vídeo, é possível ver o foguete subindo pelo céu azul com o sol brilhante fora de cena. Câmeras do primeiro estágio do foguete capturaram toda a sua descida do espaço ao pouso, que ocorreu cerca de 8 minutos após o lançamento. Dois estrondos sônicos gerados pelo propulsor podem ser ouvidos. Agora coberto de fuligem de seu lançamento para o espaço e da queima de reentrada, o foguete termina sua jornada na Zona de Pouso 4 da SpaceX em Vandenberg, em Santa Bárbara, na Califórnia.

Leia mais:

publicidade

SpaceX programou 52 lançamentos para 2022

Tanto os foguetes Falcon 9 quanto o Falcon Heavy e a Starship foram projetados pela SpaceX para serem reutilizados, com o intuito de reduzir o custo do voo espacial. 

Esse foi o quinto lançamento do ano da SpaceX, o primeiro a partir de Base Vandenberg da Força Espacial dos EUA (VSFB) e também o primeiro com um foguete novo. De acordo com documentos da Nasa, a empresa de Elon Musk pretende realizar até 52 lançamentos em 2022 (ou seja, praticamente um por semana).

Na segunda-feira (31), houve o lançamento do satélite de observação da Terra Cosmo-SkyMed Second Generation FM2 (CSG-2) para a Agência Espacial Italiana e o Ministério da Defesa italiano. Depois do lançamento do NROL-87 na quarta-feira, a SpaceX lançou 49 novos satélites de internet Starlink na quinta-feira (3).

Diferentemente da missão NROL-87, as missões CSG-2 e Starlink foram lançadas da Flórida. A empresa usou o Complexo de Lançamento Espacial 40 na Estação de Força Espacial do Cabo Canaveral para lançar o satélite CSG-2. Já os satélites Starlink foram enviados do Complexo de Lançamento 39A, dentro do Centro Espacial Kennedy.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!