Como adicionar o Google Drive ao ‘Explorador de Arquivos’ do Windows

Gabriel Sérvio09/02/2022 17h04
Celular com o logotipo do serviço de armazenamento na nuvem Google Drive com um computador ao fundo
Crédito editorial: Nopparat Khokthong / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os usuários de Windows já estão familiarizados com o ‘Explorador de Arquivos’ (ou File Explorer em inglês). No Windows 10 (e agora no 11), a Microsoft trouxe aprimoramentos ao seu gerenciador de arquivos, como a possibilidade de acessar dados salvos na nuvem.

Veja como tirar proveito do recurso adicionando o Google Drive como uma unidade de armazenamento no sistema.

Adicionando o Google Drive ao Windows

Caso precise acessar o Drive várias vezes ao dia, essa é uma forma de ter o serviço a poucos cliques de distância, dispensando ter que acessá-lo por meio do navegador.

1. O primeiro passo é baixar o ‘Drive para computador’ para Windows.

Adicionando o Google Drive ao Windows

2. Em seguida, prossiga com a instalação do arquivo.

Adicionando o Google Drive ao Windows
Se preferir, marque as caixas de seleção acima para adicionar atalhos de outros serviços do Google na sua área de trabalho. Imagem: Reprodução

3. Por fim, faça o login com a sua Conta do Google para iniciar a sincronização dos dados.

Adicionando o Google Drive ao Windows

O Google Drive oferece duas opções de acesso no PC: espelhamento e streaming. O espelhamento duplica todos os arquivos na nuvem em seu computador. Dessa forma, você pode editá-los até mesmo offline.

Já o streaming, por sua vez, mantém os arquivos na nuvem para economizar espaço de armazenamento. Por padrão, o aplicativo utiliza a opção de espelhamento de arquivos.

Adicionando o Google Drive ao Windows
Imagem: Reprodução

Todo o processo de instalação é intuitivo e leva pouco tempo. Depois de finalizado, assim como no exemplo abaixo, você verá que o Google Drive é atribuído automaticamente pelo Windows como unidade ‘G:’ (uma alusão ao Google).

A unidade ‘G:’ funciona como um disco local sincronizado automaticamente com os arquivos salvos no Drive. Imagem: Reprodução

Ao clicar no ícone do Explorador de Arquivos, você verá uma pequena estrela azul e o rótulo “Acesso Rápido”, o acesso ao Google Drive ficará sempre listado aqui ao alcance do usuário.

Você também pode acessar o Drive a partir do menu Iniciar, ou, se preferir, fixá-lo na barra de tarefas do Windows clicando sobre o ícone com o botão direito do mouse > ‘Mais’ > ‘Fixar na barra de tarefas’.

Pronto! Agora você já sabe como acessar o Google Drive no Explorador de Arquivos do Windows. No fim, manter os seus arquivos mais perto pode ajudar até a melhorar a sua produtividade caso precise utilizar o serviço diariamente. Vale lembrar que o Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuito a todos que possuem uma conta do Google.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.