Mais um processo por discriminação racial sistemática e assédio será enfrentado pela Tesla. Nesta quarta-feira (9), o Departamento de Trabalho Justo e Habitação (DFEH, na sigla em inglês) da Califórnia informou à empresa que entrará com uma ação referente a má conduta na fábrica de Fremont. A acusação é de um caso registrado entre 2015 e 2019. 

Em sua defesa, a empresa de Elon Musk tentará suspender o processo diante do tribunal assim que o regulador de direitos civis do estado entrar na ação. Segundo a Tesla, houve reclamações no passado referentes a discriminação e assédios, mas não houve provas que comprovassem essas más condutas. 

Leia mais:

Linha de Produção de uma Fábrica da Tesla
Tesla já enfrentou vários processos na Justiça por acusações de racismo, assédio e ambiente hostil, sendo inclusive condenada a pagar indenização de US$ 137 milhões para um trabalhador negro. Imagem: Tesla/Divulgação

Funcionários descrevem ambiente hostil 

Essa não é a primeira vez que a Tesla enfrenta um processo sobre racismo, ambiente hostil e assédio contra mulheres.  Em outubro do ano passado, um trabalhador negro ganhou uma ação no valor de US$ 137 milhões, com sérias denúncias de racismo contra a empresa. 

publicidade

Já no mês de novembro e no começo de dezembro, duas funcionárias processaram a empresa. Uma delas, Erica Cloud, acusou a montadora de retaliação e falha em evitar “um padrão de assédio sexual contínuo e generalizado”, também na fábrica de Fremont.

Na sequência, acionistas da Tesla se comprometeram a aumentar os esforços para ampliar a diversidade e inclusão nas fábricas, assumindo um compromisso em prol da melhoria. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!