Mais de trinta satélites da OneWeb ganharam o céu no primeiro lançamento feito pela europeia Arianespace em 2022, a bordo de um foguete Soyuz, fabricado pela Rússia. O lançamento foi feito nesta quinta-feira (10), às 15h09.

A ocasião foi transmitida ao vivo pelo YouTube e por um webcast da missão, veiculado no site da própria empresa europeia. O lançamento foi feito do Centro Espacial da Guiana Francesa, na cidade de Kourou, de quem a Arianespace já é cliente de longa data.

publicidade

Leia também

Em seu primeiro lançamento do ano, Arianespace lança mais de 30 satélites da plataforma de internet OneWeb, a bordo de um foguete Soyuz
Em seu primeiro lançamento do ano, Arianespace lança mais de 30 satélites da plataforma de internet OneWeb, a bordo de um foguete Soyuz (Imagem: Arianespace/Divulgação)

De acordo com um comunicado veiculado pela empresa europeia, a missão teve três horas e 33 minutos de duração. Segundo as especificações técnicas, os 34 satélites deverão oferecer serviços de conexão à internet para “governos e indústrias como aviação, marítima, transporte de carga e serviços de emergência”.

A OneWeb também publicou um comunicado, dizendo que o lançamento — o 13º de sua história — “é dedicado a não danificar essa nova fronteira da conectividade para as próximas gerações, conforme a desenvolvemos para o benefício de todos”.

No mesmo comunicado, a empresa publicou uma série de parâmetros que ela segue, voltados às boas práticas e “uso responsável” do espaço. O documento ressalta diversas ações voltadas à segurança contra lixo espacial e descarte de satélites — o que vem bem a calhar, considerando como o assunto vem gerando manchetes variadas nas últimas semanas.

Agora, a OneWeb conta com 648 satélites posicionados em órbita, mas já tem uma próxima leva deles programada para lançamento em 5 de março de 2022. Na ocasião, um foguete Soyuz também será usado para transportar 36 satélites.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!