Fake news sobre urnas eletrônicas no Facebook possuem mais de 111 milhões de interações

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 11/02/2022 16h45
polegar virado para baixo imitando like do facebook
(Imagem: Daniel Chetroni/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP-FGV), mostrou que entre novembro de 2020 e janeiro de 2022 postagens no Facebook com alegações falsas de fraudes nas urnas eletrônicas e defesa do voto impresso tiveram 111.748.306 interações, envolvendo curtidas, comentários e compartilhamentos.  

A pesquisa contabilizou cerca 394.370 postagens sobre os temas em páginas, perfis pessoais e grupos públicos da rede social. Ainda é possível visualizar um aumento das publicações durante novembro de 2020, mês em que aconteceram as eleições presidenciais nos Estados Unidos

Leia também!

O período entre julho e agosto de 2021 também ficou em destaque no número de postagens. Este foi o período em que aconteceu a votação PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Impresso que era defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que também fez falas públicas questionando a segurança das eleições.  

Testes realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal de Contas da União (TCU) e Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (ANPC) mostram que as urnas eletrônicas são completamente seguras.  

Urna eletrônica (Imagem: divulgação/TSE)
Postagens com alegações de fraude em urnas eletrônicas e defesa de voto impresso possuem mais de 111 milhões de interações no Facebook. (Imagem: divulgação/TSE)

Principais disseminadores sobre urnas eletrônicas

De acordo com a pesquisa, os principais disseminadores das postagens são servidores públicos de renome. O ranking é liderado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) que teve o maior número de interações: 7.961.826 de curtidas, comentários ou compartilhamentos em 1.576 postagens. 

Atrás dela ficam as páginas dos deputados federais Bia Kicis (PSL-DF) e Filipe Barros (PSL-PR), que tiveram 6.855.975 e 4.884.829 interações, respectivamente.  

Ao fazer uma média de publicações e número de interações, conclui-se que a página de Jair Bolsonaro é líder no ranking, tendo 42 postagens sobre fraudes em urnas eletrônicas com 3.878.011 interações, uma média de 92.334 por postagem. 

Via: G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.