Elon Musk não oferece data, mas está “confiante” que Starship será lançada em 2022

CEO da SpaceX atualizou progresso da nave e do propulsor Super Heavy, dizendo que pode lançá-los da Flórida se tiver problemas
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 14/02/2022 11h46, atualizada em 14/02/2022 13h21
teste-de-disparo-estatico-SN20-Starship-1920x1080
Foto da SpaceX mostra o primeiro teste de disparo de seis motores Raptor no protótipo do foguete Starship SN20 da empresa em 12 de novembro de 2021 nas instalações da Starbase perto da vila de Boca Chica, no sul do Texas. Um impulsionador Super Pesado da Nave Estelar está à direita.(Crédito da imagem: SpaceX)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo após uma aguardada apresentação para atualizações no progresso do projeto, a SpaceX ainda não anunciou uma data definitiva para lançamento da nave orbital Starship e do seu propulsor, o foguete Super Heavy. Entretanto, o CEO da empresa, Elon Musk, parece ter fé de que a Starship ganhará os céus ainda em 2022.

A SpaceX apresentou mais detalhes sobre o projeto durante a apresentação realizada em sua sede, localizada em Boca Chica, no sul do Texas. Muitos deles já eram conhecidos: a nave e o foguete constituem a maior plataforma de lançamento já criada (120 m de altura), o primeiro estágio terá cor preta em contraste com o prateado dos estágios posteriores e a Starship poderá ser usada para transporte de carga e de astronautas em missões interplanetárias.

Leia também

Imagem mostra o foguete Super Heavy montado em sua base de lançamento
SpaceX espera lançar a Starship ainda este ano, mas não se comprometeu com uma data definitiva (Imagem: SpaceX/Divulgação)

Musk ainda ressaltou que a SpaceX pode mover o lançamento da nave para a Flórida caso os órgãos governamentais – neste caso, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) — não aprovem ou atrasem a análise das demandas regulatórias que autorizam voos do tipo.

Entretanto, ainda não temos uma data.

“Eu sinto, neste momento, uma grande confiança de que vamos chegar à órbita ainda este ano”, disse Musk, durante a apresentação. O CEO da SpaceX também falou novamente sobre sua vontade de colonizar Marte, como uma espécie de “apólice de seguros” caso alguma catástrofe venha a acometer a Terra.

“Vai ser bem apertado, perigoso, difícil, vai dar muito trabalho, você pode morrer”, disse Musk, rindo da própria piada (esperamos, pelo menos). O bilionário também mostrou ilustrações que exibiam o método de reabastecimento das naves Starship (em resumo: uma segunda Starship cheia de combustível será enviada para se encontrar, no espaço, com a outra Starship a ser abastecida).

Segundo as especificações técnicas, a Starship estará equipada com cerca de 36 motores de propulsão Raptor — três na nave, e 33 no Super Heavy. Os modelos mais recentes, prometeu Musk, têm maior capacidade e design mais otimizado para entregar uma performance próxima do que a SpaceX deseja.

Ainda sobre os Raptors, Musk disse que um gargalo na produção em massa dos propulsores deve ser resolvido nas próximas semanas e, em março, ele acha “provável” que a SpaceX seja capaz de entregar um propulsor por dia de sua fábrica.

Finalmente, Musk disse que, eventualmente, um lançamento da Starship deverá custar “tão pouco quanto US$ 10 milhões” (R$ 52,27 milhões) — um preço que especialistas consideram bastante baixo, e com potencial para tornar atraente a proposta de voos comerciais ao espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital