Mesmo após uma aguardada apresentação para atualizações no progresso do projeto, a SpaceX ainda não anunciou uma data definitiva para lançamento da nave orbital Starship e do seu propulsor, o foguete Super Heavy. Entretanto, o CEO da empresa, Elon Musk, parece ter fé de que a Starship ganhará os céus ainda em 2022.

A SpaceX apresentou mais detalhes sobre o projeto durante a apresentação realizada em sua sede, localizada em Boca Chica, no sul do Texas. Muitos deles já eram conhecidos: a nave e o foguete constituem a maior plataforma de lançamento já criada (120 m de altura), o primeiro estágio terá cor preta em contraste com o prateado dos estágios posteriores e a Starship poderá ser usada para transporte de carga e de astronautas em missões interplanetárias.

publicidade

Leia também

Imagem mostra o foguete Super Heavy montado em sua base de lançamento
SpaceX espera lançar a Starship ainda este ano, mas não se comprometeu com uma data definitiva (Imagem: SpaceX/Divulgação)

Musk ainda ressaltou que a SpaceX pode mover o lançamento da nave para a Flórida caso os órgãos governamentais – neste caso, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) — não aprovem ou atrasem a análise das demandas regulatórias que autorizam voos do tipo.

publicidade

Entretanto, ainda não temos uma data.

“Eu sinto, neste momento, uma grande confiança de que vamos chegar à órbita ainda este ano”, disse Musk, durante a apresentação. O CEO da SpaceX também falou novamente sobre sua vontade de colonizar Marte, como uma espécie de “apólice de seguros” caso alguma catástrofe venha a acometer a Terra.

publicidade

“Vai ser bem apertado, perigoso, difícil, vai dar muito trabalho, você pode morrer”, disse Musk, rindo da própria piada (esperamos, pelo menos). O bilionário também mostrou ilustrações que exibiam o método de reabastecimento das naves Starship (em resumo: uma segunda Starship cheia de combustível será enviada para se encontrar, no espaço, com a outra Starship a ser abastecida).

Segundo as especificações técnicas, a Starship estará equipada com cerca de 36 motores de propulsão Raptor — três na nave, e 33 no Super Heavy. Os modelos mais recentes, prometeu Musk, têm maior capacidade e design mais otimizado para entregar uma performance próxima do que a SpaceX deseja.

publicidade

Ainda sobre os Raptors, Musk disse que um gargalo na produção em massa dos propulsores deve ser resolvido nas próximas semanas e, em março, ele acha “provável” que a SpaceX seja capaz de entregar um propulsor por dia de sua fábrica.

Finalmente, Musk disse que, eventualmente, um lançamento da Starship deverá custar “tão pouco quanto US$ 10 milhões” (R$ 52,27 milhões) — um preço que especialistas consideram bastante baixo, e com potencial para tornar atraente a proposta de voos comerciais ao espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!