Uma descoberta feita na Austrália indica que é bem possível que crocodilos fossem predadores de, no mínimo, uma espécie de dinossauros. O fóssil de um desses parentes antigos dos jacarés foi encontrado com restos de um ornitópode no estômago.

Fóssil de crocodilo encontrado com restos de um dinossauro no estômago inclui um crânio quase completo com dentição e esqueleto pós-craniano semiarticulado. Imagem: Museu Australiano da Era dos Dinossauros

Segundo consta, essa é a primeira evidência desse tipo de “dieta” por parte dos crocodilos do período Cretáceo. Acredita-se que os restos fossilizados do animal têm mais de 95 milhões de anos.

De acordo com o Museu Australiano da Era dos Dinossauros, em Winton, no estado de Queensland, essa descoberta, feita em 2010, é “muito rara”. Ainda segundo a instituição, foram necessários seis anos para que o fóssil fosse montado por completo: seu crânio e muitos ossos do corpo estavam intactos, faltando a parte da cauda, dos membros e da pélvis.

Tecnologia 3D permitiu reconstruir esqueleto do crocodilo

Graças à tomografia computadorizada e à tecnologia de reconstrução 3D, foi possível estimar que o crocodilo media mais de 2,5 metros de comprimento quando morreu, o que o coloca na mesma faixa do moderno Crocodilo do Nilo. Os pesquisadores acreditam que o animal, denominado Confractosuchus Sauroktono — ou Broken Dinosaur Killer (assassino de dinossauros quebrados, em tradução livre) — provavelmente teria crescido ainda mais se tivesse vivido mais tempo.

Sobre o dinossauro devorado pelo crocodilo, não foi possível descobrir muito, apenas que seria um jovem herbívoro de aproximadamente 1,7 kg. Um pesquisador do museu, Matt White, declarou que o crocodilo e sua última refeição poderão dar “pistas sobre as relações e comportamentos dos animais que viveram na Austrália há milhões de anos”.

“Os dinossauros não estavam exatamente no topo da cadeia alimentar, mas faziam parte de uma intrincada teia de mamíferos, pterossauros, pássaros e crocodilos”, disse White. “O que conseguimos demonstrar é a evidência direta da fonte de alimento [dos crocodilos] e que eles eram capazes de comer qualquer coisa que chegasse perto o suficiente”.