Chevrolet deve retomar a produção do elétrico Bolt, parada desde agosto por recall de segurança

A General Motors disse que o elétrico Chevrolet Bolt vai voltar às linhas de produção em 4 de abril deste ano, após uma longa pausa
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 17/02/2022 17h02, atualizada em 17/02/2022 17h18
chevrolet chevy bolt estacionado
Um dos carros elétricos disponíveis no Brasil, mas em nova versão: o Chevrolet Bolt 2022. Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após uma longa pausa por conta de problemas com segurança, a Chevrolet vai voltar a ter seu elétrico Bolt em produção. Como traz um relatório do The Wall Street Journal, a General Motors, proprietária da marca, voltará o veículo às linhas de montagem em 4 de abril deste ano.

A produção do Bolt estava parada desde agosto do ano passado. Esta é a segunda data para o retorno do Bolt, tendo em vista que, em dezembro, a GM tinha anunciado o retorno da produção global de todos os Chevy Bolt para 24 de janeiro de 2022. E não cumpriu.

Leia também:

Recall por causa de bateria e fogo

O anúncio da volta de produção do veículo, se destavez é pra valer, deve significar o fim de uma longa seca da Chevrolet no mercado de eletromobilidade.

A Chevrolet precisou interromper a produção de seu modelo de emissão zero devido a preocupações de risco de incêndio. Tudo começou em novembro de 2020, quando a montadora fez o recall de vários carros Bolt após relatos do carro pegando fogo. Em julho do ano passado, foi emitido um segundo recall.

Em agosto de 2021, a Chevrolet anunciou que mais de 140 mil veículos – toda a produção do Bolt EV e Bolt EUV – precisavam ser inspecionados. Isso se deu após um modelo 2020 ter pegado fogo. Todo o histórico de recall também afetou os veículos aqui no Brasil, considerados uma das melhores opções dentre os elétricos no país.

Além do motor elétrico de 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, o carro oferece um bom sprint de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Sua autonomia está em cerca de 416 km (ciclo EPA), com sua bateria oferecendo 60 kWh.

LG bancando os problemas

Um novo software de diagnóstico foi então desenvolvido, o que ajudou a GM a identificar quais módulos de bateria – fornecidos pela LG – poderiam causar problemas e substituí-los. A fabricante coreana concordou em reembolsar a montadora por todos os custos associados aos recalls (estimulados em cerca de US$ 2 bilhões, ou R$ 10,3 bilhões, para termos uma ideia em nossa moeda). Desde então, a GM vem trabalhando para substituir os módulos de bateria nos mais de 140 mil carros Bolt afetados.

A produção do Bolt estará de volta a partir de 4 de abril na fábrica Orion Assembly, em Michigan. A última vez que novos Bolt EVs foram montados na fábrica foi em novembro de 2021, quando a Chevrolet construiu vários Bolts para fornecer veículos aos clientes durante os reparos de recall.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital