O híbrido 500x foi anunciado e, com a nova especificação, a Fiat promete melhorar a eficiência de combustível do crossover, além de avançar no processo para reduzir a emissão de gases-estufa em até 11%. Junto com o 500X, a Fiat também anunciou uma configuração híbrida do hatch Tipo, que chegou a ser produzido no Brasil em meados dos anos 1990.

Tanto o 500X quanto o Tipo trazem um motor Firefly 1.5 quatro-cilindros com 130 cv de potência e 25 kgfm de torque. Há ainda um motor elétrico de 48V e 20 cv que, além de dar suporte à unidade de combustão interna, trabalha junto com o novo câmbio automático de sete velocidades. No teste de 0 a 100 km/h, o 500X faz 9s4 e o Tipo, 9s3.

Fiat 500X, novo híbrido da Fiat
Fiat 500X híbrido (Fiat/Divulgação)

A inclusão de um BSG — sigla para belt-integrated generator, um motor elétrico que funciona como motor de arranque — e uma pequena bateria melhoram a eficiência do veículo com uma partida 100% elétrica. É possível também, segundo a Fiat, movimentar o 500X com o motor a gasolina desligado ao avançar no trânsito (num processo que a empresa chama de e-creeping) e estacionar (e-parking). A montadora garante, nesse sentido, que o motor a combustão consegue ficar ocioso por até 47% do tempo em ciclo misto WLTP.

“Agora podemos fornecer aos nossos clientes uma solução de mobilidade sustentável, quaisquer que sejam suas necessidades, com tecnologia simples e a um custo acessível”, explicou o CEO da Fiat, Olivier François. “Nossa jornada em direção à mobilidade sustentável para todos continua avançando com o objetivo de lançar um novo veículo a cada ano a partir de 2023. Cada modelo terá um motor elétrico para alcançar uma linha 100% elétrica até 2027.”

publicidade
Fiat Tipo, novo híbrido da Fiat
Versão híbrida do Fiat Tipo: carro chegou a ser produzido no Brasil entre 1993 e 1997 (Fiat/Divulgação)

Configurações

A nova versão do Fiat 500X está disponível em dois tipos de categoria — o modelo-base e o Dolcevita, com capota — e três níveis de acabamento: Club, Cross e Sport. Há ainda uma opção de conjunto com motor 1.0 a gasolina de 120 cv com câmbio manual de seis velocidades. O Tipo vem em três configurações: Tipo, City Life e Cross. A carroceria é única.

Como itens de assistência ao motorista, ambos os modelos apresentam sistema de alerta de cansaço, frenagem de emergência automática, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de velocidade inteligente, controle de faixa, luzes altas adaptáveis e detecção de ponto cego.

A Fiat ainda não confirmou quanto as versões híbridas do 500X e do Tipo vão custar na Europa. Já no Reino Unido, o 500X sai pelo valor inicial de 27.585 libras (em torno de R$ 194.480) e o Tipo por 27.595 libras (R$ 194.550). Em termos de design, a única coisa que os diferencia de suas versões a gasolina é o logo de “híbrido” na traseira.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!