Surpreendendo um total de zero pessoas, a SpaceX confirmou seu desejo de construir uma base na Lua, durante uma conferência organizada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

O diretor de Desenvolvimento Espacial Civil, Nick Cummings, disse como a companhia fundada por Elon Musk está “empolgada para integrar coisas como habitats e rovers” na nave orbital Starship, “para criar um ecossistema rico em tecnologia” para “uma incrível base na Lua”.

Leia também

A SpaceX sempre nutriu um desejo de participar da criação de uma base na Lua, e embora projetos do tipo ainda estejam bem longe de começar, a empresa não deixa de comentar o assunto em toda oportunidade
A SpaceX sempre nutriu um desejo de participar da criação de uma base na Lua, e embora projetos do tipo ainda estejam bem longe de começar, a empresa não deixa de comentar o assunto em toda oportunidade (Imagem: Design Projects/Shutterstock)

Mais literal que isso, é difícil: “eu posso dizer ‘base na Lua’, certo? Estamos em uma conferência espacial, afinal”, disse Cummings.

publicidade

As palavras de Cummings, por mais bem humoradas que sejam, não vieram à toa: a Starship – projeto da SpaceX para viagens interplanetárias – está em fases finais de preparação para seu voo completo de teste. Antes mesmo de ela estrear, porém, ela já conta com contratos bem específicos – sendo o de maior destaque um que a empresa tem com a NASA, justamente para o Programa Artemis – o mesmo que deve levar o homem à Lua em 2025.

Ao menos em seu início, será o SLS (da própria NASA) que servirá de transporte para as missões à Lua, mas a Starship da SpaceX também está posicionada como veículo selecionado de entrega de carga e, com sorte, de astronautas.

Mas não é apenas o desejo de cumprir um contrato que direciona o desejo da SpaceX de sair da Terra. Ecoando os sentimentos de seu CEO, Cummings também mencionou a necessidade da humanidade de encontrar uma nova moradia no espaço: “eu acho que nos espalharmos para além da Terra será essencial para a preservação do futuro da humanidade”, disse o diretor.

Musk acredita que a Terra está perto de um “prazo de validade”, e continuarmos aqui seria prejudicial à nossa continuidade enquanto raça inteligente.

Evidentemente, ainda falta muito tempo para qualquer coisa desse tipo acontecer, mas isso não impede a SpaceX de envisionar um futuro intergaláctico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!