Desde o começo da pandemia de Covid-19 muito se fala sobre a imunidade de rebanho e o assunto voltou à tona com a disseminação da variante Ômicron. No entanto, você sabe o que é imunidade de rebanho e se ela realmente é possível?  

O termo popularizado em todo o mundo se trata de um ponto em que boa parte da população já está imune a um vírus, seja pela vacina ou infecção, e o germe é incapaz de se espalhar no restante das pessoas por não conseguir se desenvolver.  

publicidade

Leia também!

Na teoria, esse tipo de proteção é muito boa. Porém, no caso do SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, a comunidade científica descarta a probabilidade de a imunidade de rebanho acontecer por uma série de motivos.  

publicidade

Entre os principais deles, está a quantidade de anticorpos presentes no organismo para evitar a infecção por Covid-19, pois estes diminuem com o tempo, tanto quando conseguidos por meio de vacinação ou infecção natural.  

Além disso, outro fator determinante que impede a imunidade de rebanho nesta pandemia é a desigualdade na distribuição de vacinas. Enquanto países economicamente ricos se encontram discutindo doses de reforço para sua população, os países menos desenvolvidos ainda não tiveram acesso integral à imunização e só conseguiram proteger pequenas parcelas de seus habitantes.  

publicidade
Blocos de madeira representando a  população alcançando a imunidade de rebanho
A variante Ômicron pode causar a imunidade de rebanho? Imagem: oxinoxi/Shutterstock

O pesquisador Don Milton, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, explicou ao portal Medical Xpress que a imunidade de rebanho é um conceito que não se aplica ao coronavírus.  

Que neste caso estamos mais próximos de uma “resistência de rebanho”, onde as infecções continuarão acontecendo, mas a população já está protegida a ponto de não sofrer com grandes efeitos com a infecção, assim como acontece com uma gripe comum. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!