Intel lança linha Core de 12a geração para dispositivos móveis, além das séries P e U / Divulgação: Intel
Apresentada no fim do ano passado, e melhor detalhada na CES 2022, a linha Intel Core de 12a geração é bem promissora, e agora, podemos conhecer melhor os novos chips para dispositivos móveis e também os processadores Intel Core séries P e U da Intel.
Os novos chips Intel Core de 12a geração par dispositivos móveis serão usados em notebooks finos e leves. Já as séries P e U de 12a geração foram feitas para dispositivos 2-em-1, como notebooks que viram tablets. Assim como os outros modelos, os novos processadores também contam com GPU Intel Iris X integrada e arquitetura híbrida, sobre a qual falaremos abaixo.
Segundo a Intel, são 20 novos processadores que serão lançados em mais de 250 dispositivos em 2022 de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, LG e Samsung, entre outras. Além disso, entre eles estão 100 aparelhos com processadores Intel Evo de 3a geração.
Chris Walker, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral da área Mobility Client Platforms, falou sobre as novidades. “Estamos ampliando nossa família Intel Core de 12a geração que vai oferecer um grande salto de desempenho a laptops finos e leves,” disse ele.
“Com modelos que vão desde formatos ultrafinos até os que oferecem desempenho que os entusiastas esperam em designs elegantes, estamos fornecendo a usuários finais e empresas velocidade líder e tecnologias de ponta”, concluiu.
Vale lembrar que a concorrência da Intel nesse segmento será bem forte, especialmente com o Ryzen 6000 da AMD, que promete até 5 GHz em notebooks.
Assim como resto da linha Intel Core de 12a geração, os novos processadores apresentados hoje usam a arquitetura híbrida de desempenho, que une os núcleos de performance (P-core) com os núcleos de eficiência energética (E-cores), e contam até 14 núcleos (6 P-core e 8 E-core).
Assim, todas as tarefas são direcionadas para o núcleo mais indicado pelo Intel Thread Director no Windows 11, o que melhora o desempenho multitarefa enquanto economiza bateria. Mas, o que isso significa em termos práticos? Em testes feitos pela Intel, o desempenho multithread do processador Core i7-1280P de 12a geração foi até 70% mais rápido do que o Core i7-1095G7 de 11a geração.
Os novos processadores contam com suporte a memória RAM DDR5 e DDR4. Além disso, eles vão contar com suporte a Wi-Fi 6E integrado e portas Thunderbolt 4 para transferência de arquivos mais rápida.
A terceira geração dos processadores Intel Evo promete um ótimo desempenho e uma inicialização instantânea. Além disso, a bateria tem ainda mais autonomia, indo além em todos os destaques das versões anteriores. Como citamos, a Intel deve lançar esse ano 100 modelos com processadores Core de 12a geração com o selo Intel Evo. Entre eles, estarão dispositivos com telas dobráveis e aparelhos com processadores Intel Core H-series.
Leia mais:
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de fevereiro de 2022 13:21