Imagens que circulam na internet mostram o momento em que um veículo blindado atropela um carro civil no distrito de Obolon, norte de Kiev, capital da Ucrânia.

Os vídeos, que foram filmados por vários ângulos, de apartamentos diferentes nas imediações, mostram uma bateria antiaérea autopropulsionada soviética 9K35 Strela-10 cruzando a rua na direção oposta de um carro comum. Repentinamente, ele desvia à esquerda e passa por cima do carro, que se aproximava de uma bifurcação na pista.

publicidade

O blindado simplesmente vai embora, numa ação que parece ter sido intencional.

Depois, a imagem corta para um grupo de homens retirando um idoso que estava preso nas ferragens do veículo. Pelas imagens, ele estava vivo e sem ferimentos aparentes, num evento que foi descrito como “milagre”.

publicidade

Não há informações sobre o estado final do passageiro, se ele realmente saiu sem ferimentos, ou é só aparência.

Abaixo, uma compilação dos vídeos. Aviso: imagens fortes.

publicidade

Não era um tanque

A maioria dos meios de comunicação chamou o veículo de “tanque”. Não é nada disso.

Produzido pela União Soviética a partir de 1979, a Strela-10 é uma bateria antiaérea blindada e autopropulsionada, guiada por infravermelho. Continua a ser fabricada pela Russia, mas a Ucrânia conta com um arsenal herdado dos tempos soviéticos.

publicidade

O veículo no incidente não tinha identificação de país. Como é a Ucrânia na defensiva, e uma bateria antiaérea é um equipamento defensivo, é possível que a Strela-10 que atropelou o carro seja ucraniana. Mas o motorista pode não ser: fontes ucranianas dizem que russos estão andando com veículos ucranianos capturados.

Um meio de comunicação brasileiro identificou incorretamente o blindado que atropelou o carro como um Armata-15 russo. O Armata não é tanque, é um veículo de combate de infantaria. Seu potencial ofensivo está nos soldados que carrega, e suas armas são para suporte. Mas é um projeto avançado, que estreou em 2015, e é de uso exclusivo da Rússia, que jamais compartilharia com a Ucrânia. Se fosse um desses, não haveria dúvidas a respeito de a quem pertence.

Se fosse mesmo um tanque, a chance de sobrevivência da vítima seria bem mais remota. A Strela-10 pesa 12 toneladas. Um tanque como o T-72 soviético, usado pelos dois lados, pesa 45 toneladas. Um T-15 Armata, 48 toneladas.

Dia de terror

As sirenes soam em Kiev, capital da Ucrânia, desde as primeiras horas da sexta-feira (25). Enquanto as tropas da Rússia avançam, moradores estão sendo forçados a se abrigar em estações de metrô subterrâneas. Desde as 13h50 (horário de Brasília) desta sexta-feira, as tropas russas ocupam a cidade.

Ao mesmo tempo, a Ukrainian Railways, empresa responsável pelo transporte ferroviário na Ucrânia, se mobiliza para realizar viagens especiais a fim de retirar civis de Kiev. Operadores de Tchéquia e Eslováquia também ofereceram ajuda.

Imagem: Vitaly V. Kuzmin/Wikimedia Commons/CC

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!