Um “mistério” se posicionou nos corredores da NASA e… ok, estamos brincando, mas a situação é cômica, no mínimo: o rover Perseverance encontrou uma broca na superfície de Marte e tirou uma foto.

Isso ocorreu em julho de 2021, mas um perfil no Twitter — “@UFOofInterest” — decidiu ressuscitar o caso, explicando o contexto por trás dele: o próprio Perseverance havia “largado” o objeto no chão, como parte de uma troca de equipamentos.

Leia também

Basicamente, a broca antiga servia para cobrir alguns componentes internos do Perseverance, que na época ainda não havia começado a rodar pela superfície de Marte em busca de amostras de núcleos rochosos — a NASA acredita que alguns desses núcleos podem ter indícios de vida antiga no planeta vermelho.

publicidade

Eventualmente, essa broca precisou ser substituída por partes mais novas — e mais coerentes com a missão do robô —, logo, o Perseverance a largou descartada no chão, mas não sem antes tirar uma foto. Não que essa fosse uma história desconhecida: a própria NASA tuitou a situação, explicando em detalhes o motivo da broca “misteriosa” aparecer na superfície de Marte, em uma série de publicações em 2021.

Por alguma razão, porém, a rede social de microblogs acabou dando mais atenção ao post recente, efetivamente reavivando memórias de julho de 2021 sobre o assunto.

Talvez isso tenha se dado pelo fato de que, no último dia 18, o veículo de exploração completou um ano em Marte (uma conquista, aliás, também celebrada pelo seu companheiro, o helicóptero Ingenuity).

Por ora, o Perseverance segue em sua célebre missão de percorrer a cratera Jezero — onde, há bilhões de anos, havia um imenso lago — a fim de encontrar sinais de vida antiga.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!