Nesta segunda-feira (31), a Nasa anunciou que o rover Perseverance capturou uma nova amostra em Marte para substituir o material que ficou preso em um de seus tubos coletores depois da sexta coleta, no fim do ano passado.

O problema ocorreu durante a amostragem de uma rocha chamada Issole, em 29 de dezembro de 2021, na sexta coleta bem sucedida desde que pousou dentro da Cratera Jezero, em fevereiro passado. Após coletar a amostra, o robô não conseguiu selar o tubo de coleta como planejado, devido a uma obstrução causada por rochas e regolito marciano. A equipe da missão logo rastreou o problema e percebeu algumas pedras entupindo o sistema de manipulação de amostras do rover.

publicidade

Na segunda quinzena de janeiro, a implementação das etapas iniciais de recuperação alcançou o primeiro sucesso: as duas pedras superiores foram ejetadas do carrossel de brocas durante um procedimento de teste. Depois de alguns dias, a faxina foi concluída, e a Nasa revelou pelo Twitter que as outras duas pedras, localizadas no fundo do carrossel, também foram devidamente devolvidas ao solo.

Rocha “ficou surpresa” com a volta ao trabalho do Perseverance em Marte

Essas atividades tornaram possível o novo esforço de coleta de amostras, que o robô de seis rodas acabou de completar em Issole. “Esta rocha quase parecia surpresa que eu estava voltando! Felizmente, consegui coletar outra amostra aqui para substituir a que descartei anteriormente. Esta pode ser uma das rochas mais antigas que eu coleto, então pode nos ajudar a entender a história deste lugar. #SamplingMars”, escreveram os membros da equipe da missão na segunda-feira (31) no Twitter.

publicidade

Leia mais:

Reunir tais amostras é um dos dois principais objetivos da missão Perseverance, juntamente com a busca de sinais da vida passada de Marte dentro da Cratera Jezero. 

publicidade

Segundo a Nasa, a equipe da missão pretende coletar várias dezenas de amostras, que serão devolvidas à Terra, talvez já em 2031, por uma campanha conjunta com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!