A Rússia bloqueou o acesso do país ao Twitter à medida que entra no terceiro dia de invasão à Ucrânia. A ação aparenta ser um esforço de conter as informações e fotos postadas na rede social, sobre as quais o governo não tem controle.

A constatação foi feita pela NetBlocks na manhã deste sábado, 26. A organização relatou falha nas conexões em todos os principais provadores russos de telecomunicação, incluindo Rostelecom, MTS, Beeline e MegaFon. Os russos ainda podem acessar o Twitter por meio de serviços VPN, mas as conexões diretas são restritas.

publicidade

Em uma tentativa de promover o acesso à informação, o grupo hacker Anonymous postou uma indicação em russo na sua conta na plataforma: “Os cidadãos russos precisam baixar o Tor Browser ou obter uma VPN para acessar o Twitter. Putin está tentando censurar a verdade.”

De acordo com o The Verge, jornalistas confirmaram o bloqueio ao Twitter e relataram dificuldades em enviar mensagens.

publicidade

Embora a motivação por trás da restrição não seja clara, existe uma batalha sendo travada nas redes sociais. Nesta sexta-feira, 25, a Rússia anunciou um novo bloqueio ao Facebook como resposta à remoção de quatro contas da mídia estatal russa – uma medida que o governo descreveu como uma violação dos “direitos e liberdades dos cidadãos russos”.

Enquanto as redes sociais mostram um cenário mais caótico e sangrento, com imagens e vídeos perturbadores do conflito, a mídia estatal russa tem divulgado uma versão mais limpa da guerra, focando, por exemplo, na situação dos refugiados em Donbas, na Ucrânia.

publicidade

Leia também:

Conexão à internet na Ucrânia

Já na Ucrânia, o Twitter permanece ativo. Porém, o país enfrenta instabilidade no acesso à internet, ainda de acordo com a NetBlocks. As regiões mais afetadas ficam nas partes sul e leste do país, onde foram registrados combates intensos.

publicidade

“Atualmente, observamos conectividade nacional em 87% dos níveis normais, um número que reflete interrupções de serviço, bem como fuga de população e fechamento de residências e empresas desde a manhã do dia 24”, disse Alp Toker, diretor da NetBlocks, à agência de notícias Reuters.

Apesar disso, a conectividade com a GigaTrans, principal provedor de internet da Ucrânia, chegou a cair para menos de 20% em relação aos níveis normais.

“Embora não haja apagão em escala nacional, pouco se ouve das regiões mais afetadas e, para outras, há um medo de que a conectividade possa piorar a qualquer momento, cortando a comunicação entre amigos e familiares”, acrescentou Toker.

Existe um temor, conforme apontado pelo The Verge, de que as forças russas possam tomar a infraestrutura de telecomunicações e instituir um apagão na internet à medida que o conflito se intensifica.

Twitter pausa anúncios na Ucrânia e Rússia

De seu lado, o Twitter pausou temporariamente os anúncios na Ucrânia e na Rússia como forma de destacar informações de segurança e minimizar “riscos associados ao conflito na Ucrânia”.

https://twitter.com/TwitterSafety/status/1497353976588689411

“Estamos monitorando ativamente os riscos associados ao conflito na Ucrânia, incluindo identificar e interromper tentativas de amplificar informações falsas e enganosas”, disse a empresa.

De acordo com o Engadget, a empresa também está interrompendo temporariamente o recurso de recomendações que exibe tuítes de contas que os usuários não seguem em suas linhas do tempo para “reduzir a disseminação de conteúdo abusivo”.

O Twitter não indicou por quanto tempo essas medidas estariam em vigor, mas disse que fazia parte de seu trabalho em andamento para responder à invasão russa da Ucrânia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!