Durante uma festa feita pela Paramount em comemoração aos 50 anos do primeiro filme da franquia “O Poderoso Chefão”, o produtor, roteirista e cineasta ítalo-norte-americano Francis Ford Coppola revelou sua insatisfação com o formato atual da Academy Awards, premiação mais conhecida como Oscar. 

Francis Ford Coppola e Marlon Brando nas filmagens de “O Poderoso Chefão”, que completa 50 anos de lançamento em 2022. Imagem: Steve Schapiro – Pinterest GQ Brasil

Neste ano, acontece a 94ª cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que será realizada no dia 27 de março. Nem todas as categorias, desta vez, serão apresentadas ao vivo.

publicidade

Segundo comunicado emitido por David Rubin, presidente da Academia, oito delas serão apresentadas durante um pré-show da cerimônia oficial e incluídas na edição da transmissão. São elas: partitura original, maquiagem e penteado, curta documentário, edição de filme, design de produção, curta animado, curta de ação ao vivo e som.

Para Coppola, todas as categorias são importantes. “Parece estranho, mas eu acho que eles têm suas razões”, declarou o lendário diretor à Variety. No entanto, o cineasta sente falta de uma premiação mais simples. “Eu não gosto tanto como uma grande produção de deslumbramento”, disse ele. “Eu prefiro mais íntimo, quando eles tinham uma qualidade tranquila eu acho que era mais agradável. Há muitos prêmios agora. Eu gostava quando era apenas o Oscar”.

publicidade

Leia mais:

Coppola ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado com “O Poderoso Chefão”

Coppola ganhou seu primeiro Oscar em 1971 na categoria roteiro original por “Patton”. “O Poderoso Chefão” acumulou 10 indicações com três vitórias, incluindo o de melhor filme, melhor ator (para Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado, para Coppola. “Havia tantos pensamentos negativos sobre o quadro na época que eu estava muito inseguro e, honestamente, surpreso que tenha alcançado esse sucesso”, disse ele.

publicidade

“O Poderoso Chefão” está atualmente tendo um lançamento presencial limitado em Dolby Cinemas na rede AMC Theatres, nos EUA, além de diversas outras salas ao redor do mundo. Todos os três filmes da franquia também foram restaurados sob a direção de Coppola e serão disponibilizados também em 4K Ultra HD em DVD, Blu-Ray e no serviço de streaming pela Paramount no próximo dia 22.

Talia Shire, que interpretou Connie Corleone nos filmes “O Poderoso Chefão”, considera Coppola, de quem é irmã, o maior diretor ainda vivo. “Ele é uma maravilha e é um grande escritor”, acrescentou.

publicidade

Shire está confiante de que Coppola finalmente fará “Megalopolis”, seu filme autofinanciado de US$120 milhões (aproximadamente, R$620 milhões). “Ele tem algo extraordinário”, disse ela. “É uma obra que tem algo espiritual. É complexo, e talvez precisemos de algumas ideias agora. Este é um período de transformação em que estamos vivendo – essa é uma palavra agradável – e as ideias de Francis, nesta peça em particular, são muito emocionantes”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!