Ingenuity completa seu 20º voo em Marte

Por Rafael Rigues, editado por Acsa Gomes 01/03/2022 09h49, atualizada em 02/03/2022 15h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pouco mais de um ano após pousar em Marte, onde chegou de “carona” com o rover Perseverance, o helicóptero Ingenuity completou seu 20.º voo na superfície do planeta vermelho. Nada mal para uma missão que era uma prova de conceito, e que foi originalmente projetada para apenas cinco voos.

“O 20.º voo foi um sucesso! Em seus 130,3 segundos de voo, o #MarsHelicopter percorreu 391 metros (1.283 pés) a uma velocidade de 4,4 metros por segundo [9,8 mph], chegando mais perto do local de pouso do @NasaPersevere“, disse o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, responsável pela operação da aeronave, em um post no Twitter.

Tanto o Ingenuity quanto o Perseverance passaram seu primeiro ano (terrestre) explorando locais ao sul e a oeste de seu local de pouso, que foi batizado pela equipe da missão como “Octavia E. Butler Landing” (algo como “Área de pouso Octavia E. Butler”), em homenagem a uma escritora de ficção científica norte-americana. Atualmente, ambos os robôs estão retornando ao local do pouso, antes de iniciar a exploração de áreas além.

O local fica na Cratera Jezero, que bilhões de anos atrás era o leito de um lago, alimentado por um rio. Aqui na Terra, os deltas dos rios são locais propícios para a preservação de compostos orgânicos e de sinais da existência de vida.

A agência espacial norte-americana (Nasa) espera que o mesmo aconteça em Marte, e equipou o Perseverance com uma variedade de instrumentos para coletar e analisar amostras de rochas e solo, em busca de “assinaturas” de atividade biológica.

Leia mais:

O Ingenuity foi originalmente projetado como uma prova de conceito, para demonstrar que uma aeronave a rotor conseguiria voar na rarefeita atmosfera marciana, que tem apenas 1% da densidade da atmosfera terrestre.

Após completar os cinco voos para os quais foi projetado, o Ingenuity foi “promovido” e agora é usado como “batedor”, ajudando os cientistas a identificar, do alto, locais interessantes que poderão ser explorados pelo Perseverance, ou terreno perigoso que deve ser evitado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.