A Polestar revelou nesta quarta-feira (2) o carro-conceito O2, um conversível descrito pela montadora como um “carro-herói” — isto é, preparado para oferecer uma experiência de pilotagem além da média, incorporando os benefícios da mobilidade elétrica.

Inspirado no Precept, o Polestar O2 apresenta uma frente baixa e larga e distância entre-eixos consideravelmente longa. Não foram dados detalhes técnicos sobre o modelo (a motorização, por exemplo), mas os recursos aerodinâmicos são interessantes: dutos integrados para melhorar o fluxo de ar e lanternas traseiras que atuam como lâminas de ar para reduzir o arrasto atrás do carro.

publicidade
Polestar O2
Polestar/Divulgação

Quanto à dinâmica de direção, o conceito adapta, da plataforma de alumínio do Polestar 5, uma filosofia que privilegia a rigidez da carroceria. Segundo a Polestar, os objetivos do O2 são reforçar a imagem da marca como uma “marca de luxo esportiva” e impulsionar o desenvolvimento interno.

“A energia e a visão que esse carro traz para a empresa definitivamente nos impulsiona”, afirma o CEO Thomas Ingenlath, que garante, em breve, a fabricação de um modelo de produção baseado no roadster. “Tornamos o Precept realidade com o Polestar 5, e esse é o resultado de termos ousado com essa visão. A partir do pacote e de como é construído, é possível colocar um carro deste tipo [como o O2] em produção.”

publicidade

Ingenlath acrescentou ainda que o futuro dos conversíveis é elétrico e que os motoristas não sentirão falta do som dos motores a combustão. “A propulsão elétrica é absolutamente perfeita para um roadster, então queria colocar um ponto de exclamação dizendo que o futuro do roadster conversível precisa ser elétrico”, enfatiza o executivo, em entrevista à revista britânica Autocar.

Drone autônomo permite filmar carro em movimento

Já por dentro, a estética do Polestar O2 é minimalista e moderna. Na composição do carro, foram priorizados elementos como poliéster reciclado e um novo monomaterial termoplástico, que é utilizado para fabricar diversos insumos na cabine.

publicidade

Há ainda um “drone cinematográfico autônomo”, integrado atrás dos bancos traseiros. Desenvolvido em colaboração com a chinesa Hoco, ele é fixado com o carro em movimento para registrar a “sequência de pilotagem perfeita”. O drone opera automaticamente, de acordo com a Polestar, em velocidades de até 90 km/h.

Polestar O2
Polestar/Divulgação

O motorista também pode escolher entre uma sequência atmosférica ou uma repleta de ação, com uma pegada mais esportiva. Após a filmagem, o drone retorna ao veículo de forma autônoma e os vídeos podem ser editados diretamente do sistema de infoentretenimento. “Queríamos enfatizar a experiência que você pode ter com um Polestar O2 de maneiras novas e incomuns”, diz o chefe de design Maximilian Missoni.

publicidade

Por enquanto, ainda não há planos para além dos três modelos prometidos pela Polestar: os utilitários 3 e 4 e o topo de linha 5. Mas Ingenlath promete ter novos modelos em breve. “O que está além de 2025, o futuro dirá”, diz. “Com certeza, colocamos um sonho aqui e seríamos muito irresponsáveis se não fizéssemos todo o possível para realmente viver nossos sonhos e torná-los reais.”

Via Electrek

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!