Muito além dos disparos de metralhadoras e mísseis, a guerra entre Rússia e Ucrânia também está tendo vários rounds no universo virtual. Um exército de TI foi convocado pelo ministro da Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, para ajudar o país a se defender dos avanços russos no campo digital, principalmente para se defender de ataques cibernéticos. 

Convocação via Twitter 

A convocação de profissionais de Tecnologia da Informação aconteceu via Twitter para quem estiver disposto a “lutar no campo cibernético”. 

publicidade

A publicação redireciona para um canal no Telegram, onde os voluntários estão recebendo tarefas para ajudarem na defesa digital da Ucrânia, o que já inclui 32 mil inscritos. O aplicativo de mensagens também vem sendo utilizado pela população ucraniana para compartilhar informações. 

“Estamos criando um exército de TI. Precisamos de talentos digitais. Haverá tarefas para todos. Continuamos a lutar na frente cibernética. A primeira tarefa está no canal para especialistas cibernéticos”, escreveu Fedorov em seu Twitter pessoal.

publicidade

Batalha virtual 

A primeira tarefa solicitada pelo governo da Ucrânia é sobre uma estratégia para combater hackers russos, com o objetivo de derrubar sites de empresas, bancos e do governo da Rússia. 

Inclusive, no sábado (26), o site oficial do governo russo, Kremlin.ru, chegou a ficar fora do ar, assim como o de buscas Yandex, conhecido como Google russo. 

publicidade

Páginas do Comitê de Investigação da Federação Russa, o FSB da Federação Russa, do Sberbank (maior banco russo) “e outros importantes sistemas de informações governamentais” estiveram fora do ar no domingo (27), segundo o Departamento Nacional de Polícia Cibernética da Ucrânia. 

“Também incluiremos sites de notícias, canais do YouTube e blogueiros que mentem abertamente sobre a guerra na Ucrânia”, diz uma mensagem no grupo do Telegram. 

publicidade

Leia mais:

Nesta segunda-feira (28), o canal incentivou blogueiros e youtubers da Ucrânia a fazerem transmissões “24 horas por dia, 7 dias por semana, para os russos”.

“Todos os meios de comunicação [russos] significativos estão sob controle governamental. Mas milhares de ucranianos estão prontos para mostrar a verdade”, diz o comunicado.

Os voluntários também foram incentivados a derrubar sites registrados em Belarus, um dos principais aliados da Rússia. 

Assim, a Ucrânia se fortalece para combater a Rússia também no universo virtual, colocando o poder dos hackers russos em xeque. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!